À semelhança do ano passado, Tóquio e Fukuoka serão as cidades alvo destas ações, que se consubstanciarão através da realização de provas abertas, de masterclass e jantar vínico de Vinho Madeira, prevendo-se o envolvimento de cerca de 300 participantes no conjunto destas acções.
Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída pela Chefe da Câmara de Provadores do IVBAM, e pelos representantes das 6 empresas que participarão nestas acções, a saber: 'Pereira de Oliveira, Lda', 'Madeira Wine Company, SA', 'Henriques & Henriques, Vinhos, SA', 'Justino's Madeira Wines, SA', 'HMBorges, Lda.' e 'Vinhos Barbeito, Lda'.
Assim, hoje dá-se a abertura deste périplo promocional, do Vinho Madeira no Japão, será feita em Tóquio, com a realização de um workshop dirigido a alunos da Academy du Vin.
Amanhã, no Hotel Palace, pelas 12h30, será realizado um masterclass sobre vinho Madeira, dirigido a um grupo restrito de profissionais do sector vínico e jornalistas, que incluirá uma prova comentada, na qual serão provados 6 vinhos das empresas participantes. Pelas 14 horas, no mesmo local e em sala contígua terá lugar a Prova Aberta, dirigida a um leque mais alargado de convidados, onde cerca de 100 pessoas do sector vínico japonês terão a oportunidade de provar cerca de 50 Vinhos Madeira de diferentes tipos e idades. O dia terminará com a realização de um jantar vínico, no restaurante Kinryu, onde o Vinho Madeira irá harmonizar com a comida tradicional japonesa, num menu criado especificamente para esse efeito.
Os dias 5 e 6 de Junho serão reservados à cidade de Fukuoka, onde se realizarão ações, em moldes semelhantes às realizadas em Tóquio. A escola Chez Morita irá acolher o workshop no dia 5 e no dia seguinte, no Hotel Okura realizar-se-á o Masterclass, pelas 12h30, seguindo-se a prova aberta, pelas 14h00.
De referir que tanto os workshops como os masterclass de Tóquio e Fukuoka serão conduzidos pela Chefe da Camara de Provadores do IVBAM, Rubina Vieira, em conjunto com o subdiretor da Associação de sommeliers japonesa, Mr. Seino, que visitou recentemente a Região Demarcada da Madeira. Sendo que a apresentação da Região Demarcada da Madeira, com a caraterização das suas especificidades únicas, desde clima, solo, relevo e naturalmente as castas que lhe dão origens, bem como o destaque para o método de produção único do Vinho Madeira, será feito pela Drª. Rubina e a prova comentada dos vinhos será conduzida pelo Mr. Seino.
A aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com preço médio por litro superior à média.
Nos últimos anos, o mercado Japonês tem sido um dos primeiros mercados de exportação de Vinho Madeira, fora da União Europeia, tendo em 2012 registado um volume de exportação de 280.239 litros, o equivalente a um rendimento bruto de cerca de € 1.519.668,58.
Todas estas ações enquadram-se num programa mais vasto que decorre ao longo de três anos, tendo-se iniciado em 2011, e que é baseado numa estratégia diversificada e inovadora de aproximação ao mercado norte-americano e japonês. De referir que, relativamente a 2010, as exportações de Vinho Madeira para Japão cresceram 28% em quantidade e 9%em valor.
Estas acções enquadram-se no Programa de Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros, sujeitas a um co- financiamento de 70%.
Fonte: dnoticias.pt
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