Início\ Informação \ Notícias
Oeiras inaugura Adega do Palácio Marquês de Pombal
No âmbito das comemorações do Dia do Município, a Câmara Municipal de Oeiras inaugura hoje, 7 de junho, a Adega do Palácio Marquês de Pombal, instalada num edifício que data do séc. XVIII e está classificado pelo IGESPAR como Monumento Nacional, no âmbito do Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras.

A cerimónia de inauguração tem lugar às 13H00 e inclui o lançamento do reedição do livro "Memórias da Linha de Cascais", de Branca de Gonta Colaço e Maria Archer (em 2013 assinalam-se os 70 anos da primeira edição desta obra).

A intervenção da Adega, inserida no âmbito do projeto de Requalificação do Núcleo de Produção Agrícola da Quinta do Marquês Pombal, pretendeu devolver a este espaço a sua função inicial, tirando partido das suas características naturais excelentes para o envelhecimento do vinho de Carcavelos. A intervenção, executada essencialmente recorrendo a meios humanos, materiais e equipamentos da Câmara Municipal de Oeiras, teve um custo de 118.931,78 €.

A Adega encontra-se localizada no piso térreo do edifício das antigas instalações agrícolas do Palácio, que era utilizado como zona de estágio em madeira da adega, a qual tinha como função envelhecer o Vinho de Carcavelos, que era armazenado em balseiros e barricas de vários tipos de madeira, onde ocorria o seu armazenamento e envelhecimento.

Os parâmetros necessários para um correto envelhecimento do vinho advêm das baixas amplitudes térmicas anuais e elevada humidade relativa, que este edifício apresentava. A manutenção da temperatura constante era conseguida graças à orientação do edifício, com as fachadas Sul e Poente protegidas pelo sol, e à presença de uma nascente a qual permitia manter um alto teor de humidade no seu interior.

O projeto de requalificação da Adega previu a execução de obras de restauro, tendo em consideração a conservação da autenticidade do bem patrimonial, de forma devolver o seu estado original através da reparação e reabilitação dos elementos danificados e degradados, limpeza, lavagem e escovagem das cantarias originais, reparação e pintura de paredes e tetos em abobadilha com a utilização de argamassas adequadas.

Recorde-se que, o projeto de Requalificação do Núcleo de Produção Agrícola da Quinta do Marquês Pombal surgiu de forma a dar resposta à necessidade premente de instalar a Adega do Vinho de Carcavelos atualmente em produção e à intenção de restauro do edifício, dos jardins do Palácio e da Quinta Pombalina, essencial para devolver a sua monumentalidade e dignidade e abri-los ao reconhecimento e projeção.

Programa oficial do Dia do Município - 7 de junho

09H30 - Hastear das Bandeiras | frente aos Paços do Concelho

10H00 - Missa Solene | Igreja Matriz de Oeiras

11H00 - Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município | Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras

13H00 - Inauguração da Adega do Palácio Marquês de Pombal | Oeiras
Com lançamento da reedição do livro "Memórias da Linha de Cascais"

16H00 - Inauguração do Monumento de Homenagem à Paz e à Concórdia entre os Povos | Av. Duque de Loulé, Linda-a-Velha

17H30 - Inauguração do Hotel Vila Galé Collection | Paço de Arcos

 

Fonte: Local.pt