Início\ Informação \ Notícias
Douro lidera top de cruzeiros fluviais na Europa
O influente portal de notícias "The Huffington Post" criou um top para o turismo fluvial na Europa a partir de uma comunidade de viajantes. Resultado: o Douro em primeiro lugar.

"É uma das melhores rotas fluviais da Europa tanto para amantes do vinho como da História", resume o artigo publicado na secção de viagens do portal norte-americano "The Huffington Post". Os passeios pelo rio Douro lideram uma lista de "destinos top para cruzeiros fluviais na Europa".

A lista, que elege cinco rotas pelo continente, foi criada, informam, a partir das recomendações da "comunidade de verdadeiros viajantes e residentes" do minube, um site e rede social dedicados às viagens. O artigo sublinha que, "apesar da crise económica" europeia, o sector do turismo fluvial está em alta, sendo "mais procurado que nunca". Os itinerários que mesclam "história, cultura, cozinha e natureza" são a razão.

Estas mais-valias entram também em jogo no destaque dado ao Douro, até porque corre pelo coração desta "deslumbrante" região de vinhos. A começar pela "pitoresca" cidade do Porto, referem, "os viajantes podem explorar o Vale do Douro, cujo microclima natural o torna a localização perfeita para as vinhas seculares produzirem o lendário vinho do Porto".

Aos viajantes que desejam juntar cultura ao seu vinho, sugerem-se passeios em terra (no caso: para explorar o Porto ou mesmo para uma excursão do outro lado da fronteira, a Salamanca).

Além do Douro, este "top" elege mais quatro destinos-rio obrigatórios: o Reno (Alemanha, Suíça, Holanda), Guadalquivir (Espanha, mas que por sinal até permite complementar com passagem no Guadiana), Sena (França, com Paris como epicentro), Elba (com destaque a Berlim, Praga ou Dresden).

 

Fonte: Fugas