Início\ Informação \ Notícias
Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima
O XI Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima realizou-se no passado Sábado, nas instalações da feira local. No total participaram meia centena de vinhos, em três categorias, que foram avaliados por um painel de 11 provadores. Eis os vencedores.

Terras de Monção Alvarinho 2012 (da SAVAM), Muros Antigos Loureiro 2012 (de Anselmo Mendes) e Adega de Ponte de Lima Vinhão 2012 (da Adega Cooperativa de Ponte de Lima) foram os grandes vencedores do XI Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima. Estes três vinhos lideraram as pontuações nas categorias de Vinho Verde, Vinho Verde Loureiro e Vinho Verde Tinto.

O concurso envolveu cinquenta amostras, com a categoria de Vinhos Verdes a congregar quase metade (24). Loureiros foram 15 e tintos 10. O júri, constituído por especialistas do sector, incluindo críticos de vinhos, jornalistas especializados e alguns técnicos, reuniu no próprio recinto da Expolima, nos arredores da "vila mais antiga de Portugal". Finalizadas as provas de cada categoria, procedeu-se às três finalíssimas, com 3 vinhos em cada categoria a disputar a liderança. Todos os provadores avaliaram então as 9 amostras e foi daqui que surgiram os vencedores: os primeiros lugares - Medalha de Ouro, os segundos lugares - Medalha de Prata e os terceiros - com Menção Honrosa.

Refira-se ainda que a categoria Loureiro justificava-se porque o Vale do Lima é considerado o terroir que mais e melhor Loureiro produz no país.

A entrega de prémios foi realizada no palco da própria feira, com a presença do Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, e alguns vereadores. A cerimónia foi apresentada por Luís Lopes, director da Revista de Vinhos e responsável técnico pela prova.

Eis a lista dos vencedores:

Vinhos Verdes (excepto Loureiro)

Primeiiro lugar e Medalha de Ouro - Terras de Monção Vinho Verde Alvarinho 2012

Segundo lugar e Medalha de Prata - Terras de Geraz Vinho Verde 2012

Terceiro lugar e Menção Honrosa - Pequenos Rebentos Vinho Verde Alvarinho 2011

 

Vinho Verde Loureiro

Primeiro lugar e Medalha de Ouro - Muros Antigos Vinho Verde Loureiro 2012

Segundo lugar e Medalha de Prata - Casa de Senra Vinho Verde Loureiro 2012

Terceiro lugar e Menção Honrosa - Muros Antigos Vinho Verde Loureiro 2009

 

Vinho Verde tinto

Primeiro lugar e Medalha de Ouro - Adega de Ponte de Lima Vinhão 2012

Segundo lugar e Medalha de Prata - Coto de Sant´Ana Vinhão 2012

Terceiro lugar e Menção Honrosa - Casa das Buganvílias Vinhão 2012

 

 

Fonte: Revista de Vinhos