Início\ Informação \ Notícias
Vintage 2011 vai correr mundo
Grande Prova e Proclamação de Ano Vintage 6a feira (21 de Junho), no espaço BH, Avenida do Brasil, na Foz do Douro,Porto.

São 55 os Vintages 2011 que vão ser provados, em conjunto e pela primeira vez, por 30 especialistas internacionais. Jornalistas, bloggers e imprensa oriunda de países tão diferentes como o Canadá, a Polónia, a China, os Estados Unidos ou o Brasil juntam-se para provar o resultado de um dos melhores anos do século para a Região Demarcada do Douro.

A esta Grande Prova, organizada pela Associação de Empresas do Vinho do Porto (AEVP) e Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), com o apoio da CCDRN, segue-se a Proclamação de Ano Vintage, pela Confraria do Vinho do Porto. Após a prova, exclusiva para os 30 especialistas convidados, as empresas responsáveis pelos Vintage inscritos vão poder contactar com o grupo de provadores. A ideia é que, depois de provarem os sabores de um ano excecional para o Vinho do Porto, tomem contacto com o processo de produção, segredos e métodos que fazem deste néctar um dos mais apreciados em todo o mundo.

O final da Grande Prova e do contacto entre produtores e especialistas vai ficar marcado por um momento muito importante na vida do setor: a proclamação do ano Vintage, algo que só se verifica duas a três vezes por década. Numa cerimónia simbólica, o Chanceler da Confraria do Vinho do Porto, George Sandeman, chama cada um dos confrades (representantes das empresas de Vinho do Porto) para juntar o seu Vintage num copo gigante, criando, assim, a simbiose de todos os Vintage 2011, agora declarados.

A Câmara de Provadores do IVDP é a responsável por aprovar todas as amostras de Vinho do Porto, para que as empresas possam declarar os seus Vintage e, posteriormente a Confraria possa declarar Ano Vintage. A Grande Prova e a Cerimónia de Proclamação de Ano Vintage realizam-se no espaço BH - Belo Horizonte, na Avenida Brasil, na Foz do Douro, Porto.

 

Fonte: Revista de Vinhos