Início\ Informação \ Notícias
Concurso Gastronomia com Vinho do Porto vai premiar as melhores harmonizações
As inscrições para a 8ª edição do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto já se encontram abertas, o qual pretende premiar as melhores combinações de vinhos do Porto e Douro com a gastronomia nacional.

Assim, até cinco de Julho, podem inscrever-se os restaurantes interessados em submeter-se à avaliação de um júri composto por profissionais do mais alto nível, e que tem vindo a aumentar a sua exigência, ano após ano. Ouro, Prata, Bronze, Melhor Promoção/Comunicação e Melhor Carta de Vinhos do Porto são os galardões a distribuir pelos restaurantes a concurso. Tal como nos dois anos anteriores, todos os participantes são incluídos num Guia de restaurantes recomendados.

De dois em dois anos, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a revista "INTER magazine" organizam o concurso Gastronomia com Vinho do Porto, que pretende premiar as melhores combinações de vinhos do Porto e Douro com gastronomia nacional.

O concurso, que já se tornou uma referência no panorama da gastronomia nacional, terá, no máximo, 100 restaurantes a competir nas seguintes categorias: Restaurante Gastronómico/Fine Dining; Restaurante Informal/Casual e Restaurante Tradicional/Típico.

De acordo com a organização, mais do que a competição, o concurso Gastronomia com Vinho do Porto pretende incentivar a criatividade dos participantes e estimular a criação de harmonizações diferentes e inovadoras, usando produtos típicos portugueses e aliando a gastronomia nacional aos melhores vinhos do Porto e Douro.

Após a aprovação dos restaurantes a concurso, um júri reconhecido a nível nacional e internacional vai avaliar as ementas, de acordo com os seguintes critérios: selecção dos produtos e ficha técnica; apresentação; sabor; serviço adequado de copos; harmonia com o Vinho e harmonia total da ementa.

Após apurados todos os vencedores, será produzido um guia dos restaurantes participantes, que incluirá informações úteis aos visitantes acerca do espaço, dos pratos seleccionados e dos vinhos que os acompanham.

 

Fonte: Mediana