Início\ Informação \ Notícias
Angola e Moçambique são Mercados Estratégicos para os ‘VINHOS DE LISBOA’
Angola e Moçambique são os próximos mercados estratégicos onde a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) irá apostar, numa estada que ocorrerá de hoje, 1 de Julho, até dia 6 do mesmo mês.

A CVR Lisboa quer com estas acções aumentar o consumo de vinhos da região de Lisboa nestes dois países africanos.

"Actualmente temos 25 produtores a exportar para o mercado angolano e 5 para Moçambique, o objectivo é fazer com que estes números aumentem em 2013 e, para isso, vão agora rumar até estes dois países cerca de 8 produtores que estão muito interessados nestes mercados", afirma Vasco d'Avillez, presidente da CVR Lisboa.

Angola foi, em 2012, o mercado para onde a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) mais exportou, com um total de quase 1 milhão de garrafas, o que corresponde a cerca de 682.423,6 litros, atingindo, assim, um valor de 25 por cento no total das exportações dos ‘Vinhos de Lisboa', no ano passado.

Por sua vez, o mercado moçambicano é uma das grandes apostas de 2013, apesar da exportação para este mercado ocorrer desde há seis anos, foi a partir de 2011 que começou a ganhar uma maior expressão.

"Vamos estar de 1 a 2 de Julho em Angola e depois em Moçambique, de 3 a 6 e as expectativas são muito altas, sobretudo, pelos resultados que temos vindo a apresentar no continente africano", refere o presidente dos ‘Vinhos de Lisboa'.

Em Angola, a CVR Lisboa vai rumar, pela primeira vez, até ao Lubango e só depois para a capital, Luanda, onde participarão numa prova dos Vinhos de Portugal, onde se espera a presença de mais de mil visitantes.

A visita a Moçambique ocorre de 3 a 6 de Julho, em Maputo, sendo que no dia 4 os ‘Vinhos de Lisboa' irão realizar uma acção de Prova de Vinhos e de ligação Vinhos/Gastronomia, na residência do Embaixador português em Moçambique, e nos restantes dias uma prova aberta ao mercado, num dos principais hotéis de Maputo.

Recorde-se que os ‘Vinhos de Lisboa' foram recentemente distinguidos no ‘Concurso de Vinhos de Portugal' com a escolha do Vale de Areias, Tinto 2010, da Região Lisboa, como o melhor vinho de Portugal, este ano.