Início\ Informação \ Notícias
Governantes Chineses em Torres Vedras em Busca dos ‘VINHOS DE LISBOA’
A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) quer vender mais vinho da região para os mercados chinês e francês, tendo esta semana duas importantes acções com altos responsáveis de ambos os países para o efeito.

Uma delegação do Governo chinês estará esta sexta-feira em Torres Vedras para experimentar os produtos vínicos da região e a CVR Lisboa pretende encetar negociações com estes responsáveis no sentido de reforçar as exportações para a China, que está entre os cinco principais mercados da região. 

"É uma oportunidade que temos para explicar e apresentar aos decisores chineses a qualidade dos nossos produtos para o seu mercado e para os seus empresários, ou seja, vamos mostrar-lhes como podem promover os nossos vinhos na China', sublinha Vasco d'Avillez, presidente da Comissão. 

O mercado chinês, recorde-se, é um dos mais importantes para os ‘Vinhos de Lisboa' e, por isso, tem sido alvo de uma aposta diferenciada por parte da região, nomeadamente através da comercialização de garrafas de vinho especiais, com capacidades de 3, 5, 9 e 15 litros, compradas maioritariamente por hotéis e restaurantes. 

Aquele responsável lembra que esta visita servirá ainda para atenuar o conflito existente entre a UE e a China, de modo a que Portugal não seja prejudicado em termos comerciais. 

"Estamos a falar de um mercado muito importante para nós", frisa Vasco d'Avillez

A França é um país para onde os ‘Vinhos de Lisboa' exportam muito pouco, mas a CVR Lisboa foi surpreendida pelo convite do embaixador francês em Lisboa, Pascal Teixeira da Silva. 

"Honrou apenas os ‘Vinhos de Lisboa' para servir na ‘casa' do maior produtor de vinhos do mundo, para as comemorações da tomada da Bastilha, que se festeja a 14, mas a cerimónia será esta quinta-feira", explica o presidente da CVR Lisboa.

Com esta aproximação ao representante francês em Portugal, a CVR Lisboa pretende desenvolver novas formas de aumentar o seu espaço no quadro das importações francesas de Portugal. 

"Vamos apostar em 40 vinhos para servir na cerimónia e estamos certos que através desta experiência, a qualidade dos nossos vinhos vai impressionar e sair reforçada", conclui o mesmo responsável.

O evento, que ocorrerá às 18h30 desta quinta-feira, contará com a presença de todos os embaixadores estrangeiros acreditados em Portugal.