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Consumo de vinho cai no Velho Mundo, mas sobe no Novo
De acordo com o Wine Institute, o consumo de vinhos está a cair na França, enquanto o dos Estados Unidos não pára de crescer.

Em 1980, 51% dos franceses bebiam vinho diariamente, enquanto hoje apenas 17% são consumidores regulares e 45% ocasionais. Na França, o vinho das refeições está sendo substituído por água ou sumo.


Em contrapartida, no Novo Mundo, o vinho vive um boom inigualável. Em 2012 foram vendidas mais de 360 milhões de caixas de vinho nos EUA, o que se traduz em mais de uma caixa por pessoa. A indústria do vinho alcançou os 34,6 biliões de dólares (há dez anos, os valores eram de 21,8 biliões).  O motivo pelo qual o vinho está a ganhar lugar entre os consumidores norte-americanos pode ser explicado pela crescente tendência ‘gourmet' no país. Além disso, em questão de qualidade, existem milhares de bons vinhos a excelentes preços, na maioria produzidos na Califórnia.

Por fim, os consumidores nos Estados Unidos parecem estar a encarar o vinho da mesma forma como os franceses o faziam há algumas décadas - como uma bebida intimamente relacionada com sua cultura.




Fonte: Maria João de Almeida