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Opção de vinho A Copo reforçada em Portugal
São cada vez mais os restaurantes referência do segmento premium e super premium com boas listas de vinho a copo e um bom serviço associado.

Este é um dos resultados da campanha A Copo, da ViniPortugal, que continua a apostar na divulgação e implementação do consumo do vinho. Com este propósito a campanha A Copo classificou este ano 141 estabelecimentos comerciais, que integram o total de 410 espaços avaliados com vinho a copo.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que "a nova tendência de consumo de vinho a copo está a ser implantada aos poucos em Portugal. É uma tendência registada em vários países europeus mas que gradualmente tem vindo a ser adoptada a nível nacional, graças à motivação e consciencialização dos estabelecimentos comerciais e do público consumidor para as inúmeras vantagens desta opção de consumo. Cabe à ViniPortugal continuar a desenvolver este trabalho e apostar tanto na formação do canal Horeca como no envolvimento dos estabelecimentos comerciais através do serviço de classificação."

"O objectivo final é transmitir ao público consumidor que o serviço a copo proporciona diversas alternativas de escolha, vinhos diferentes, para diferentes gostos, diferentes combinações gastronómicas ou momentos, mas sempre bons vinhos." realça o mesmo responsável.

No âmbito da campanha A Copo foi este ano organizada mais uma edição das festas A Copo em Lisboa, procurando cativar adeptos para a opção a copo. Nesta iniciativa foram servidos 11.000 copos de vinho e promovidos momentos de descontracção e de degustação com moderação. Esta terceira edição foi desenvolvida em linha com as duas primeiras festas realizadas nos dois anos anteriores, constituindo uma etapa muito importante no processo educativo traçado para 5 a 10 anos, que ambiciona mudar a cultura do vinho em Portugal.

Para o canal Horeca estão a ser promovidas 50 acções de formação a nível nacional para o canal Horeca e WKs - Harmonias a copo: acções direccionadas para os restaurantes já avaliados com vista à melhoria da percepção dos colaboradores quanto a harmonização vinho e comida. É propósito da ViniPortugal demonstrar que vinho a copo pode ser um factor diferenciador e potenciador da fidelização de clientes e impulsionar o conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal e a versatilidade que possuem quando combinados com gastronomia.

Em 2013 a campanha A Copo participou no Festival Indie - tendo em duas noites cativado o interesse de 1100 entusiastas desta opção - e está a fortalecer a associação do vinho à música e a eventos culturais Em 2012 marcou presença em acções degustação em eventos gastronómicos e vínicos em 2012: Lisboa à Prova, Encontro com Vinhos e Sabores, Mercado do Vinho do campo Pequenos e Feira Nacional de Agricultura.

 

 

Fonte:  AgroPortal / CV&A