Início\ Informação \ Notícias
Selagem de vinhos do Douro vai diminuir custos
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) aprovou recentemente um novo processo de selagem dos vinhos da Região Demarcada do Douro, com o objectivo central de diminuir os custos de contexto do sector.

O novo processo, denominado «Emissão de Certificados de Procedência», trabalhado em conjunto com as empresas do sector, vai permitir aumentar a competitividade e intensificar o controlo sobre os vinhos da Região Demarcada. A partir de agora, são as empresas as responsáveis pelo processo de selagem dos produtos vinícolas, evitando a deslocação aos Postos de Selagem do IVDP, situados na Régua e em Vila Nova de Gaia. Este novo processo irá atenuar a concentração de trânsito nas estradas do Douro, tornando-as mais seguras e diminuindo os efeitos ambientais e a pegada de carbono do sector vitivinícola.

O novo processo de selagem vai permitir também aumentar a eficiência e rapidez da comunicação entre o Instituto e o sector. Isto porque, a partir de agora, todas as comunicações electrónicas referentes ao processo de transferência de vinhos são feitas via electrónica, quer as efectuadas pelos agentes económicos, quer os alertas de controlo aos serviços de fiscalização.

De forma a garantir a qualidade e a proveniência dos vinhos, o IVDP aposta no reforço do controlo nos locais de carregamento e descarga, e na cobrança online das taxas de certificação de procedência. Para o desenvolvimento e implementação deste novo procedimento com sucesso, o IVDP promoveu, juntamente com as empresas do setor, quatro sessões de trabalho, duas no Porto e duas na Régua. Este procedimento está, de acordo com o Instituto, a ter uma grande aceitação junto das empresas.

O IVDP é a entidade responsável pela a gestão das Denominações de Origem e da Indicação Geográfica da Região Demarcada do Douro, controlando todos os movimentos de conta corrente entre locais de armazenagem.

 

Fonte: Maria João de Almeida / Elisabete Mendes