Início\ Informação \ Notícias
Portugal em grande destaque na Hungria
No início do Agosto foi publicada, com uma tiragem de 40 mil exemplares, a „Borünnep” (Festa de Vinho), uma edição especial bilíngue (húngaro-inglês) da revista gratuita Funzine totalmente dedicado ao 22º Festival Internacional de Vinhos de Budapeste, que decorrerá entre os dias 11 e 15 de Setembro.

Levando em conta que Portugal é o País Convidado de Honra do Festival  a brochura contém, em 10 páginas, muitas informações sobre os vinhos portugueses, gastronomia e fado, Joana Amendoeira.

Na véspera do Festival, no dia 10 de Setembro, no âmbito do programa „Boregyetem" (Universidade de Vinhos) irão ser apresentados vinhos portugueses para um público de 80-100 pessoas, profissionais, especialistas, jornalistas do sector de vinhos na Hungria. O evento conta com intervenções de oradores László Romsics, Académico de Vinhos AIWS; Pedro Silva Reis, Presidente da Real Companhia Velha; Filipe Neves, enólogo e „wine comunicator" da Sogrape Vinhos e  Jorge Azevedo Sousa,   Eastern Europe Business Manager da Sogrape Vinhos.

Os vinhos que irão ser apresentados e provados são os seguintes:

Morgadio da Torre Alvarinho 2012 - Vinho Verde

Quinta dos Carvalhais Duque de Viseu White 2012 - Dão

Quinta dos Carvalhais Duque de Viseu Red 2009Dão

Herdade do Peso Vinha Monte White 2012 - Alentejo

Herdade do Peso Vinha Monte Red 2011 - Alentejo

Casa Ferreirinha Esteva Red 2011 - Douro

Quinta de Cidro Alvarinho 2012 - Douro

Quinta de Cidro Touriga Nacional 2010 - Douro

Sandeman Fine Rich Madeira (99g/l) - Madeira

Royal Oporto Ruby - Porto

Royal Oporto 10 Years Tawny Port - Porto

Nos dias do Festival, no estande „Arte e Cozinha - Os sabores de Portugal" o público pode experimentar comidas típicas de Portugal, cozinhadas por chefes de renome húngaros dos restaurantes „Olimpia" e „nU bisztró".

Com a colaboração da Hungarokork-Amorim Zrt., os organizadores do Festival lançaram uma campanha para a recolha de rolhas de cortiça para reciclagem.

No dia 14 de Setembro, será realizado um concerto de fado de Joana Amendoeira.