Início\ Informação \ Notícias
Freguesia do Pó dá a conhecer o processo da produção de enxertos-prontos de videira
Numa iniciativa da Junta de Freguesia do Pó, foi recentemente lançado um documentário, intitulado “Mestria na Enxertia”, onde se apresenta o processo da produção de enxertos-prontos de videira nesta localidade do concelho do Bombarral.

Na apresentação do documentário, que se realizou na sede da Junta, marcou presença a diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim, que teceu rasgados elogios à iniciativa da Junta de Freguesia, bem como ao trabalho que tem sido desenvolvido pelos viveiristas do Pó.

Também José Manuel Vieira, presidente da Câmara Municipal do Bombarral, enalteceu o trabalho dos agricultores poenses, frisando que nesta freguesia "nasce a matéria-prima dos melhores vinhos portugueses e estrangeiros".

Para além dos viveiristas e da população local, marcaram ainda presença na sessão Carlos Casimiro, presidente da Viticert, Ricardo Andrade, técnico da Viticert, João Carlos Barreiras Duarte, presidente da Assembleia Municipal do Bombarral, entre outros autarcas do concelho.

Presente esteve também o produtor Carlos João da Fonseca, da Companhia Agrícola do Sanguinhal e membro da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, que falou da importância dos viveiristas na produção do vinho de qualidade que caracteriza a região.

Produzido pela empresa bombarralense NS Projects, o documentário "procura promover a técnica dos enxertos prontos que tem vindo a ser aprofundada e aperfeiçoada nos últimos 15 anos pelos agricultores do Pó, localidade que é hoje conhecido pela terra dos bacelos graças ao esforço diário destas pessoas", explicou Nuno Bernardino, presidente da Junta de Freguesia.

"Pretendemos que este vídeo seja um dos caminhos para a divulgação e promoção desta prática. Para que seja dado um reconhecimento mais alargado da importância desta atividade no panorama agrícola nacional, pois o melhor resultado desta prática se consubstanciará na qualidade do vinho que produzimos", acrescentou o jovem autarca.

Por último, Nuno Bernardino alertou a diretora regional para algumas das "adversidades que este sector enfrenta", dando assim voz aos anseios e preocupações dos agricultores, e elencou uma série de soluções que, na sua opinião, devem ser tidas em conta nas questões em causa.

De referir ainda que a freguesia de Pó concentra a produção de 60% dos enxertos-prontos de videira comercializados em Portugal, incluindo a exportação, numa produção total de 20 a 30 milhões de pés por ano.

Fonte: Gabinete de Apoio à Presidência e aos Órgãos Municipais da Câmara Municipal do Bombarral