Início\ Informação \ Notícias
Porto Wine Fest quer «educar» portugueses e estrangeiros para o consumo do vinho
A segunda edição do Porto Wine Fest, certame dedicado à promoção das marcas de vinhos do Porto e Douro, quer contrariar a «falta de educação» vinícola tanto de portugueses como de estrangeiros.

A decorrer até à próxima sexta-feira na ribeira de Gaia, o festival vinícola conta com 25 marcas produtoras de vinho e, segundo Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), deverá ultrapassar o número de 32 mil visitantes da primeira edição, caso «o tempo assim o ajude».

«Eu tenho dito muitas vezes - e até tenho sido criticado por isso - que os portugueses conhecem mal o vinho do Porto», disse à Lusa o presidente do IVDP, explicando que «o vinho do Porto foi, desde o início, muito mais vocacionado para os estrangeiros», pelo que louva as «iniciativas diárias de iniciação à prova» patentes neste evento.

Nenhum dos três turistas abordados pela agência Lusa, provenientes de Inglaterra, Nova Zelândia e Alemanha, passeava pelo Porto Wine Fest por ter ouvido falar do evento, mas tão só mero acaso.

Todos tinham já «ouvido falar do vinho do Porto», mas ignoravam o certame em que tinham apenas «tropeçado», para se depararem com uma «surpresa agradável».

Katia Wilde, por exemplo, tinha sido aconselhada, em Berlim, de onde é natural, a provar um vinho do Porto, mas ignorava que houvesse «rosés e vinhos do Porto brancos», pelo que reparou no evento «por acaso» e decidiu pôr-se à prova.

 

Fonte: TSF / Lusa