Início\ Informação \ Notícias
10º aniversário do Museu do Vinho Bairrada
Em Setembro de 2003, inaugurou-se o Museu do Vinho Bairrada. Iniciou-se assim, uma inédita colaboração multissectorial nas áreas da defesa e valorização do património secular da região, promovendo-se e divulgando-se a marca territorial Bairrada.

No próximo dia 14 de Setembro de 2013 (sábado) pelas 16:00, decorrerão em Anadia as comemorações dos 10 anos de atividade do Museu. Uma vez mais o Museu recebe a obra de um dos mais prestigiados artistas plásticos portugueses - falamos de Nadir Afonso. A exposição irá mostrar 35 pinturas originais sendo uma grande parte delas totalmente inéditas e com referência à Bairrada.

Em simultâneo o Museu inaugura a exposição de fotografia com os vencedores do 1º Concurso Photo Museu do Vinho Bairrada, que incidiu sobre a temática Espumante Bairrada e que teve como Júri, Associação Rota da Bairrada, a CV Bairrada, o investigador e Professor de Fotografia Anibal Lemos, Fernando Curado do Site Retina.pt, o Cannon Explorer Fernando Guerra, O Hasselblad Master João Carlos, Sónia Silva do Centro Português de Fotografia   e aquele que é considerado um dos melhores fotojornalistas Português do século XX - Eduardo Gageiro.

Além destas exposições apresentar-se-á aquela que é certamente a maior coleção e Tamboladeiras em Portugal. Um novo espaço de exposição irá surgir para receber esta magnifica coleção cedida pela Comandante José Rafeiro com espólio reunido do século XVIII até á atualidade.

A confraria dos enófilos da bairrada e a Comissão Vitivinícola da Bairrada são parceiros institucionais no evento havendo lugar ainda ao lançamento de espumante bairrada evocativo dos 10 anos do Museu com rótulo do Mestre Nadir.

Num fim-de-semana repleto de atividades socio culturais, tais como o 1º Encontro com o Vinho e Sabores no Velódromo Nacional ou ainda entrega de prémios do concurso de espumantes da Confraria dos Enófilos da Bairrada, fica aqui mais uma sugestão interligada, para assistir as comemorações dos 10 anos de atividade do Museu num encontro entre Arte contemporânea, História e Vinho.

 

Fonte: Notícias de Aveiro