Início\ Informação \ Notícias
Investigadores de Coimbra e da Madeira desenvolvem "enólogo digital"
Investigadores das universidades de Coimbra e da Madeira desenvolveram um ‘enólogo digital’, ferramenta que permite “caracterizar e aprofundar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento do vinho Madeira”.

O projeto, criado em parceria com a Madeira Wine Company, "a maior produtora e exportadora de vinho Madeira", tem como objetivo "salvaguardar as características" que tornam este vinho "único" e "garantir a máxima qualidade em cada colheita", afirma, numa nota hoje divulgada, a Universidade de Coimbra (UC).

Os especialistas propõem a criação de um ‘enólogo digital', desenvolvido e validado a partir de "informação útil imersa num vasto conjunto de dados recolhidos do processo de envelhecimento, capaz de identificar a tendência evolutiva para o vinho em análise" e que decorre da "complexidade das reações que ocorrem durante o seu processo de maturação".

O ‘enólogo digital' permite saber, por exemplo, quais "os compostos mais importantes para explicar o comportamento dinâmico do envelhecimento do vinho Madeira e que podem ser considerados marcadores do seu estado de maturação", explica a investigadora Cristina Pereira.

Ao radiografar e analisar o que se passa no vinho ao longo do tempo, este modelo "consegue prever e detetar desvios na estrada do envelhecimento, podendo ajudar na adoção de medidas corretivas caso surja algum problema, bem como evitar perdas económicas futuras", sustenta a investigadora da UC.

Com "o conhecimento detalhado das características do vinho Madeira, é, inclusive, possível detetar práticas abusivas de comercialização, protegendo a identidade única deste produto de excelência", sublinha Cristina Pereira.

Outra mais-valia do modelo desenvolvido é ser uma ferramenta importante de auxílio aos enólogos, permitindo-lhes tomar decisões, em tempo útil, quanto ao futuro do vinho de uma determinada colheita, atendendo a que cada colheita é diferente, dependendo de várias fontes de variabilidade importantes, desde a zona de cultivo às condições climatéricas ou às leveduras e que podem afetar o percurso do envelhecimento do vinho.

"Esta ferramenta indica se o vinho de uma determinada colheita apresenta potencial para atingir o nível de qualidade pretendido", salientam os investigadores.

Concluídos estes estudos de "caracterização dos compostos do vinho Madeira e o desenvolvimento de modelos explicativos e preditivos", os investigadores vão "agora focar-se na possibilidade de desenvolver métodos corretivos a eventuais desvios detetados", adianta a nota da UC.

 

Fonte: ionline / Lusa