Início\ Informação \ Notícias
Lisboa anuncia prémios e estratégias
O IVV foi o palco para a CVR de Lisboa apresentar os resultados do seu concurso anual e para mostrar o que vai fazer, em termos de estratégia, para os próximos meses.

Vasco Avillez, presidente da CVR de Lisboa, anunciou os premiados do Concurso Vinhos de Lisboa 2013, o concurso que contou com 27 produtores e que concorreram nas várias categorias: espumantes, brancos, tintos e aguardentes com denominação de origem.

Os jurados apuraram , para medalha de ouro, 2 brancos, 8 tintos, 1 espumante e 2 aguardentes. A ocasião foi ainda aproveitada por Vasco Avillez para apresentar a estratégia de promoção da Região de Lisboa para os próximos anos. No âmbito do novo quadro de apoio OCM de financiamento da promoção em países fora da União Europeia, a maior novidade é o abandono de iniciativas promocionais nos EUA e Rússia, tidos como "mercados amadurecidos" e a sua deslocação para aquilo que chamou "mercados em progresso", Brasil, Angola e Moçambique.

Reforçando esta aposta em África, Avillez, também apontou baterias para países como a Africa do Sul e a Namíbia, tidos como promissores devido à forte presença de comunidades portuguesas. A promoção em outros mercados ficará restrita às iniciativas dos produtores ou no âmbito de acções da ViniPortugal.

No total, incluindo as verbas próprias, o financiamento da EU e as contribuições própria dos produtores, o orçamento para a promoção está estimado em 3 milhões de Euros a investir nos próximos 3 anos.

Vasco Avillez mostrou-se ainda muito animado com a evolução recente da performance dos vinhos de Lisboa. A um crescimento das vendas de 12 % em 2012, a região espera confirmar um crescimento de 6 a 8 % em 2013. Nem t0075do são rosas, no entanto. A vindima em curso, advinha-se difícil, com uma quebra de 10 a 15% sobre a média dos últimos anos e a percentagem de vinhos certificados sobre o volume total produzido pela região fica-se ainda pela modesta cifra de 20%.

 

MEDALHAS DE OURO

Brancos

Monte Judeu - Sauvignon 2012 (Adega Coop. de Dois Portos)

Chocapalha Reserva 2011 (Casa Agrícola das Mimosas)

 

Tintos

Reserva da Amizade Reserva 2010 (Paço das Côrtes)

Castelo do Sulco Reserva 2011 (Parras Vinhos)

Casa das Gaeiras 2011 (Parras Vinhos)

Mula Velha Premium 2011 (Parras Vinhos)

Quinta do Espirito Santo Castelão & Tinta Roriz 2011 (Casa Santos Lima)

Velhos Tempos 2010 (Adega Coop. da Carvoeira)

Quinta das Amoras 2012 (Casa Santos Lima)

Reserva das Cortes Reserva 2011 (Paço das Côrtes)

 

Espumantes

Scorpio Super Reserva Arinto Bruto 2009 (Quinta da Barreira)

 

Aguardentes

Quinta do Rol Aguardente Velha XO (Sociedade Agrí. Quinta do Rol)

Adega Cooperativa da Lourinhã 18.ª Série Velha XO (Ade

 

Fonte: Revista de Vinhos