Início\ Informação \ Notícias
IVDP harmoniza, pela primeira vez, vinho do Porto com ementa vegetariana
Harmonização com gastronomia portuguesa e provas comentadas por especialistas são as propostas

Vai ser nas acções Porto.come no Mercado dos Sabores, na Alfândega, que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai explorar terrenos nunca antes experimentados: a harmonização de vinho do Porto com um menu vegetariano. Uma combinação "perfeita", dizem os especialistas do Instituto, que o público vai poder provar, e aprovar numa harmonização a cargo da chef Joana Alves, dia 4 às 18h00. Risotto de abóbora assada e feijão branco com pinhões tostados e rúcula selvagem é o menu que vai ser harmonizado com um DOC Douro Tinto e um Tawny 10 anos. Para além desta harmonização inédita, o IVDP preparou ainda a iniciativa "Saber Servir, Vender Melhor", em duas provas comentadas de vinho do Porto, por especialistas do IVDP, nos dias 4 e 6.

Para o último dia do Mercado de Sabores, domingo, o Instituto reservou uma harmonização com chocolates de três variedades distintas e duas harmonizações com gastronomia nacional - um prato principal e uma sobremesa - a cargo dos chefs André Lopes e Lígia Santos, vencedora do Master Chef, em parceria com especialistas do IVDP.

O programa preparado para o Mercado dos Sabores foi pensado de forma a transmitir, ao público do evento, a importância da correcta harmonização dos vinhos do Porto e Douro com os vários tipos de gastronomia, tirando o melhor partido da sua riqueza e qualidade. Trata-se de uma acção que pretende ser didáctica e ensinar os visitantes a beber, bem, os vinhos da Região Demarcada do Douro, quer no que respeita às harmonizações possíveis, quer na temperatura de serviço, ou mesmo no copo ideal para cada vinho.

 

Fonte: AgroNotícias