A classificação final da revista (disponível em http://www.winemag.com/PDFs/112013_BestBuys.pdf) resulta da nota de prova, do preço de comercialização (nunca acima de 15 dólares) e de um acerto final para garantir um leque de ofertas o mais variado possível. O Aveleda 2012 recebeu 90 pontos na nota de prova e custa nove dólares no mercado norte-americano.
O segundo vinho português a aparecer na lista é o tinto Casaleiro Reserva Touriga Nacional-Castelão-Trincadeira 2012, da região do Tejo (a mais representada de Portugal, com quatro entradas), que somou 90 pontos e custa nove dólares. O tinto Azul Portugal 2008 (91 pontos, onze dólares), da Bairrada, ocupa a 16.ª posição e outro tinto, do Alentejo, o Reguengos 2012 (90 pontos, dez dólares), encerra o grupo dos 20 primeiros.
Os restantes vinhos portugueses escolhidos pela "Wine Enthusiast" são: Catarina 2011 (29.º), de Setúbal (branco, 91 pontos, doze dólares); Mural Reserva 2010 (40.º), do Douro (tinto, 91 pontos, doze dólares); Fiuza Premium Touriga Nacional-Cabernet Sauvignon 2011 (49.º), do Tejo (tinto, 92 pontos, 15 dólares); Forma de Arte Reserva 2009 (57.º), do Tejo (tinto, 92 pontos, 15 dólares); Padre Pedro 2010 (74.º), do Tejo (tinto, 90 pontos, doze dólares); e V Verdelho 2011 (86.º), do Alentejo (branco, 90 pontos, 13 dólares).
Com dez representantes na lista de 2013, Portugal foi o terceiro país mais nomeado pela "Wine Enthusiast", apenas atrás da França e dos EUA, e repete o desempenho de 2012, ano em que o tinto Veja 2009, do Douro, ocupou a primeira posição da tabela.
Fonte: Revista de Vinhos
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