Início\ Informação \ Notícias
Vinho Madeira em várias acções promocionais na Europa
Paris, Londres, Copenhaga e Haia foram as cidades eleitas para a realização de provas profissionais de Vinho Madeira e Veneza foi contemplada numa vertente mais formativa.

Entre os dias 21 e 28, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto, do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) e em parceria com cinco empresas do sector, irá realizar um conjunto de provas de Vinho Madeira direccionadas aos profissionais do sector vínico, de importantes mercados europeus para a exportação do Vinho Madeira.

Paris, Londres, Copenhaga e Haia foram as cidades eleitas para a realização de provas profissionais de Vinho Madeira e Veneza foi contemplada numa vertente mais formativa.

Nas primeiras 4 cidades o programa será semelhante, iniciando-se com a realização de seminários/masterclass sobre Vinho Madeira que incluirão apresentações da Região Demarcada da Madeira e provas comentadas, aos quais se seguirão a realização das provas abertas, que decorrerão ao longo de várias horas e onde os convidados poderão degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes em cada prova.

Estas provas serão especificamente direccionadas para um público-alvo constituído por profissionais e prescritores, tais como profissionais da hotelaria e da restauração, importadores, distribuidores, retalhistas, bem como imprensa especializada.

De referir que todas estas provas, contarão com a presença do conceituado crítico de vinhos português, Rui Falcão, como orador dos seminários. E decorrerão em locais de charme, sendo que as de Londres e Haia serão realizadas nas Embaixadas de Portugal.

De realçar ainda que a prova aberta de Londres será enriquecida com a presença do Chef Madeirense, Octavio Santos, que irá preparar algumas iguarias, especialmente concebidas para harmonizarem com os vários tipos de Vinho Madeira em prova. Refira-se que a participação do Chef Octavio Santos, nesta prova, surge na sequência do Concurso "Vinho Madeira com Entradas" lançado pelo IVBAM, no ano passado, e no qual a entrada deste Chef foi a vencedora.

Em Veneza a componente será mais formativa, tendo esta ação surgido na sequência de um convite da Associação de Sommeliers Italiana (ASI) para a realização de uma Apresentação da Região Demarcada da Madeira. A oradora desta apresentação, que incluirá prova comentada de 8 tipos de Vinho Madeira, será a Chefe da Câmara de Provadores do IVBAM - Rubina Vieira. Nesta apresentação serão abordados vários temas da Região Vitícola, com realce para as particularidades e especificidades do Vinho Madeira para este público-alvo específico, constituído por sommelieres, que serão com certeza futuros prescritores do Vinho Madeira nas suas vidas profissionais.

Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída pelos representantes do IVBAM e das cinco empresas que participarão nestas acções, a saber: Madeira Wine Company, SA, Henriques & Henriques, Vinhos, SA, Justino's Madeira Wines, SA e Vinhos Barbeito, Lda e Pereira de Oliveira.

A aposta promocional nestes mercados europeus, prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, que em conjunto representam cerca de cerca de 37 % do total de volume de negócio do Vinho Madeira.

No caso do mercados do Reino Unido, França e Copenhaga, são uma continuação de ações promocionais anteriores, que tem vindo a ser feitas nestes mercados, no caso especifico do mercado holandês, esta será a primeira vez que o IVBAM, em conjunto com as empresas exportadoras de Vinho Madeira, organizará uma prova de Vinho Madeira neste país. Pretende-se desta forma prestigiar e promover o Vinho Madeira no mercado holandês, atendendo ao elevado poder de consumo e potencial de desenvolvimento deste mercado, apostando na conquista de novos consumidores e fomentando assim novas oportunidades de negócio.

Todas estas acções inserem-se no Projeto Plano Promocional de Vinho Madeira, co-financiado em 85% fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

 

Fonte: dnotícias