Início\ Informação \ Notícias
Crise ajuda exportação de vinhos da Península de Setúbal
“A crise tem ajudado os produtores de vinhos da Península de Setúbal a progredirem e a aumentarem as vendas”, porque lhes deu a oportunidade de exportarem “para economias com taxas de crescimento exponencial”, salienta o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. Henrique Soares refere que países como Angola, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China “são mercados de oportunidades para a região”.

Para o vinho ser bem aceite no mercado internacional "o investimento deve começar logo na vinha, com a plantação de boas castas e em solos adequados", salienta o presidente da Comissão Vitivinícola. "É importante produzir boas uvas, para que elas na adega atinjam todo o seu potencial de qualidade e dêem origem a um vinho de excelência", refere Henrique Soares. O responsável lembra que "é fundamental evitar pragas e outros tipos de doenças que possam afetar as uvas" e que toda a produção "deve ser acompanhada por enólogos".  

No concurso Decanter Asia Wine Awards 2013, que teve lugar na China, os vinhos da Península de Setúbal foram os vinhos portugueses mais medalhados, conquistando 21 das 74 medalhas atribuídas a Portugal.  "No contexto de um mercado que já é o quinto destino mais importante para as exportações do vinho da região", estes prémios vêm ajudar "a aumentar a quota de exportação", salienta a presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Para a atribuição destas medalhas "foram provados milhares de vinhos, por centenas de elementos do júri", realça Henrique Soares. Os vinhos que foram a concurso "não tinham a sua origem geográfica conhecida e a prova foi completamente anónima". O concurso teve lugar em Hong Kong, onde mais de 400 especialistas de vinho de toda a Ásia provaram mais de 2300 amostras, atribuindo um total de 2023 medalhas.

 

Fonte: Setúbal na Rede