Início\ Informação \ Notícias
Vinhos alentejanos são os preferidos segundo a “Escolha da imprensa”
Um grupo de 30 jornalistas e bloggers apreciaram e distinguiram o que de melhor se tem produzido em Portugal, no decurso da feira “Encontro com o Vinho e Sabores”, realizada pela Revista de Vinhos, em Lisboa. Por entre os mais de 200 vinhos nacionais que estiveram à prova, os vinhos do Alentejo mereceram uma avaliação muito positiva deste júri informal.

Segundo os resultados, o Alentejo venceu tanto o "Grande Prémio na categoria de Vinhos Brancos", com o vinho Reserva 2011 do Esporão, como o "Grande Prémio na categoria de Vinhos Tintos", com o Regional Alentejo 2011 da Herdade da Malhadinha Nova".

Mas o sucesso da região alentejana não se ficou apenas com estes dois galardões, tendo sido a região com maior número de vinhos selecionados no top ten de tintos, com o Marquês de Borba Alentejo Reserva 2011, o Quatro Caminhos Regional Alentejano Reserva 2011 e o Grande Rocim Alentejo Reserva 2009. Ainda, na categoria de brancos, foi também a região com maior número de vinhos selecionados no top ten, com o Foral de Évora Alentejo 2012, o Monte da Ravasqueira Regional Alentejano Reserva 2012, o Poliphonia Regional Alentejano Reserva 2012 e o Régia Colheita Alentejo Reserva 2012.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional - quer na quota de mercado em volume (43,1%) quer em valor (44,3%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

 

Fonte: Local.pt