Início\ Informação \ Notícias
Imprensa Canadiana no Douro para promoção internacional
Numa altura em que o mercado canadiano ocupa o oitavo lugar dos países que mais compraram vinho do Porto, representando 2,1 por cento do mercado, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) preparou uma visita para dois influentes jornalistas canadianos.

Robert K. Stephen, editor responsável pela área de viagens, gastronomia e vinhos do Square Media Group, um dos mais conceituados grupos de comunicação social canadianos, e Brenda McMillan, jornalista freelancer especializada no setor vitivinícola e lifestyle, redatora em vários meios, já estão no Douro desde terça-feira e não se contêm em elogios à região. "O Douro é magnífico. As fotografias nunca farão justiça a esta realidade, considera Brenda McMillan". Robert K. Stephen diz mesmo que "a beleza do Douro é inacreditável, simplesmente espetacular. Além isso, é um privilégio contactar com os produtores". Sexta-feira, os jornalistas visitam as caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.

Conhecer os processos de prova e certificação dos vinhos do Douro e do Porto foi o objetivo da primeira paragem da visita de Robert K. Stephen e Brenda McMillan, quando chegaram dia 18 de novembro, segunda-feira, no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). Aqui, os dois influentes jornalistas canadianos contactaram com o processo laboratorial e com as rotinas da Câmara de Provadores do IVDP, tendo a oportunidade de provar, acompanhados por um especialista, os melhores vinhos do Porto e Douro.

Depois de uma breve visita às caves em Vila Nova de Gaia partiram para o Douro, onde visitam algumas quintas representativas da realidade da região: desde os centros de produção das grandes casas da Região, passando por quintas e adegas de produtores mais pequenos.

O objetivo é mostrar in loco aos dois opinion makers a diversidade do Douro, causa principal da qualidade distinta dos vinhos da Região.

No regresso ao Porto, visitam mais caves do Vinho do Porto para conhecer os segredos de armazenamento que ajudam a fazer do vinho do Porto um néctar único no mundo.

Programa para os próximos dias:

Quinta-feira, 21 de novembro

12h00 - Prova de vinhos e almoço na Casa do Visconde de Chanceleiros

Sexta-feira, 22 de novembro

Vila Nova de Gaia

10h30 - Visita seguida de prova de vinhos na Calém

15h00 - Visita e prova na Real Companhia Velha

17h30 - Visita às instalações da C. da Silva e Gran Cruz seguida de jantar