Início\ Informação \ Notícias
Adega de Vidigueira com nova unidade industrial incluída em projeto de 3,5 milhões de euros
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) inaugura na sexta-feira uma nova unidade industrial, incluída num projeto de modernização de infraestruturas de 3,5 milhões de euros para melhorar e aumentar capacidades de produção.

O projeto permitiu "melhorar e aumentar" as capacidades da adega, situada na Vidigueira, em termos de prensagem de uvas e de fermentação, engarrafamento e armazenamento de vinho, disse hoje à agência Lusa o presidente da ACVCA, José Miguel de Almeida.

A nova unidade industrial é um hangar onde estão instalados uma nova linha de engarrafamento, com capacidade para engarrafar seis mil garrafas por hora e que veio substituir a anterior, que já não suportava a produção, e um armazém para os vinhos engarrafados, explicou.

No âmbito do projeto, que arrancou em 2009, na área do processo de prensagem, que consiste na extração do mosto/sumo das uvas, foram substituídas as anteriores prensas mecânicas por duas pneumáticas para permitir obter mostos e, posteriormente, vinhos "de maior qualidade", indicou.

Segundo José Miguel de Almeida, foram também instaladas na adega novas cubas que permitiram aumentar em 60% a capacidade de armazenamento e o tempo de fermentação dos vinhos.

O projeto de modernização de infraestruturas da ACVCA, num investimento de 3,5 milhões de euros, foi financiado em 60% por fundos comunitários, através do Programa de Desenvolvimento Rural, sendo os restantes 40% assegurados pela adega.

Na cerimónia de inauguração da nova unidade industrial, marcada para sexta-feira, às 17:00, a ACVCA vai apresentar o "rebranding" dos seus produtos, ou seja, a reformulação do portefólio de vinhos em termos de imagem e marcas, disse.

Atualmente, a adega produz 14 vinhos, entre brancos, tintos e rosés, uns com a classificação de Vinho Regional Alentejano e outros com Denominação de Origem Controlada (DOC), distribuídos por quatro marcas, três comercializadas no mercado geral e uma em exclusivo para uma cadeia de hipermercados.

Segundo José Miguel de Almeida, este ano, a ACVCA, através dos viticultores associados, recebeu e transformou 8,5 milhões de quilos de uvas, o que permitiu produzir 6,3 milhões de litros de vinho, num volume de negócios de cinco milhões de euros até ao final do passado mês de outubro.

Em 2012, lembrou, a ACVCA tinha recebido e transformado 8,7 milhões de quilos de uva e produzido 6,5 milhões de litros de vinho, num volume de negócios de quase 7,4 milhões de euros.

Criada em 1960, a ACVCA, que iniciou a atividade produtiva em 1963, tem 310 viticultores associados espalhados pelos concelhos de Vidigueira, Cuba e Alvito, no distrito de Beja, abrangendo uma área de 1.500 hectares

 

Fonte: Região Sul