Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho verde de Felgueiras cresceram 50 por cento impulsionadas pela Rússia
As exportações de vinho verde da Cooperativa Agrícola de Felgueiras aumentaram 50 por cento em 2013, impulsionadas sobretudo pelos ganhos nos mercados russo, brasileiro e norte-americano.

De acordo com Casimiro Alves, presidente da instituição, as exportações permitiram escoar este ano 22 por cento da produção, cerca de 1,2 milhões de garrafas, o que representa um crescimento de oito por cento em relação a 2012.

Em declarações à Lusa, o dirigente previu que em 2014 a exportação atinja 1,5 milhões de garrafas, o que significará 30 por cento do total da produção.

O mercado russo é onde se tem verificado um crescimento mais acelerado. Há dois anos, era residual, mas em 2013, com cerca de 200 mil garrafas, já lidera as importações de vinho verde de Felgueiras, ultrapassando os Estados Unidos. «O vinho verde de Felgueiras, sobretudo o de marcas mais caras, é hoje muito apreciado pelos russos», afirmou.

O dirigente recordou que o resultado alcançado resulta do trabalho de "marketing" realizado, sobretudo a participação em feiras. O mercado norte-americano também registou um crescimento na importação. O presidente da cooperativa estima que tenham sido vendidas cerca de 180 mil garrafas, o que corresponde a um aumento de 30 por cento face a 2012.

O Brasil é outro mercado que evidencia bons resultados para a Cooperativa de Felgueiras. Em 2013, as exportações para aquele mercado duplicaram, atingindo as 100 mil garrafas.

Para Casimiro Alves, o crescimento das vendas de Felgueiras também se explica pela melhoria da qualidade do produto que se tem verificado ano após ano. «A marca vinho verde de Felgueiras é uma das mais reconhecidas no país e em alguns mercados de exportação», vincou, prevendo crescimentos nos próximos anos.

Os bons resultados têm permitido à instituição, anotou, ser uma das cooperativas agrícolas mais sólidas do país e ter capacidade para, exemplificou, poder pagar aos produtores de vinho associados, no próximo ano, cerca e 2,5 milhões de euros, aos quais acrescem 500 mil euros pela produção de quivis.

«Hoje somos um referencial de estabilidade», disse, que esse factor explica a razão pela qual cada vez mais viticultores entregam as suas produções naquela instituição. Este ano, revelou, cerca de 900 escolheram a adega de Felgueiras, mais 200 do que em 2012.

A Cooperativa de Felgueiras foi em 2012 a maior produtora nacional de vinho verde e quivi. Este ano estima-se que a instituição facture cerca de 8,5 milhões de euros.

 

 

Fonte: Confagri / Lusa