Início\ Informação \ Notícias
Porto e Douro como Wine Village of the Year fecha com chave D’ouro
A nomeação do Porto e Douro como “Wine Village of the Year 2012” pelo sueco Munskänkarna, o maior clube de vinhos do mundo, significou um conjunto de ações de promoção dos vinhos do Douro e do Porto, no mercado sueco e nas várias delegações da associação.

Os resultados vão ser apresentados na sessão de encerramento que decorre nos dias 5 e 8 de Dezembro na Suécia, em Estocolmo e Ängelholm, respetivamente, mas os números já conhecidos antecipam um balanço muito positivo.

Das diversas acções de promoção do Porto e Douro como destino vínico, organizadas pelo clube Munskänkarna, destacam-se 35 provas em diversos wine clubs, três winemakers dinners, todos com lotação esgotada, e duas feiras, uma das quais decorreu a bordo de um cruzeiro.

Só em açcões directas participaram mais de duas mil pessoas. É ainda de notar que as exportações de vinho do Porto para o mercado sueco aumentaram este ano, de Janeiro a Outubro, nas categorias especiais que registaram um crescimento de sete por cento relativamente ao mesmo período de 2012, representando um aumento do volume de negócios de 144 por cento.

Esta foi a primeira vez que o Muskänkarna distinguiu uma região portuguesa como "Wine Village of the Year", resultado da ação conjunta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) com a ViniPortugal.

Para o presidente do IVDP, que marcará presença no evento de encerramento, "os resultados das atividades promovidas pelo Muskänkarna são mais uma prova de que a educação na área dos vinhos não tem fronteiras. O número de acções e de pessoas abrangidas reflecte o grande impacto da iniciativa. Os sinais de crescimento das exportações nas categorias especiais para a Suécia, que se têm vindo a verificar, mostram que a aposta na formação não pode parar", conclui Manuel de Novaes Cabral.

Os relatórios revelam que as provas em wine clubs abrangeram mais de 1500 pessoas e os winemakers dinners, que contaram com o especialista Rui Falcão, esgotaram sempre. O primeiro foi em Gotemburgo, com 40 presenças, o segundo em Estocolmo, numa sala privada completa com 14 participantes, e o terceiro e último em Malmö, onde 37 pessoas preencheram a sala. Das duas feiras realizadas, a primeira decorreu durante um fim-de-semana, a bordo de um cruzeiro com mais de 350 "wine lovers" com um programa que incluiu provas dos vinhos da RDD e seminários dedicados à região. A segunda é relativa à participação na Mitt KOK, em Gotemburgo, um certame que anualmente reúne 30 a 40 mil visitantes.

A direção do clube Muskänkarna esteve em Portugal em Fevereiro para entregar o galardão numa cerimónia que decorreu no IVDP no Porto. Nessa altura, realizaram também viagem de dois dias pelo Douro, durante a qual visitaram várias quintas produtoras de vinho do Douro e do Porto.

Sobre o IVDP

Embaixador dos Vinhos do Porto e Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. A missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.

Sobre o clube de vinhos Munskänkarna 

Munskänkarna é o maior clube de vinhos do mundo sem fins lucrativos. Foi fundado em 1958, na Suécia, e conta com 24 mil membros. A educação é um dos pilares estratégicos da associação, que organiza provas regulares e cursos em mais de 150 delegações, tanto na Suécia como no exterior, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o vinho, abordando diferentes temáticas, dirigindo-se a públicos com diferentes níveis de competências.

Todos os anos a associação Munskänkarna nomeia uma cidade ou uma área como "The Wine village of the Year." Uma honra que distinguiu várias regiões ao longo de 16 anos. A ideia de nomear "The Wine Village of the Year" nasceu em 1991 e foi realizada pela primeira vez em 1993, quando Freinsheim em Palatinate, na Alemanha, foi designada a primeira "The Wine Village of the Year". Depois esta distinção já foi atribuída a várias aldeias / regiões: Kaysersberg, França (1994), Montalcino, Itália (1995), Viena, Áustria (1996), Jerez, Espanha (1997), Tain-Tournon, França (1998), Durbach, Alemanha (1999), Chinon, Loire, França (2000), Perpignan, França (2001), Deidesheim, Alemanha (2002), Haro em Rioja, Espanha (2004), Würzburg na Francônia (2009), Alemanha, Chateauneuf-du-Pape, França (2010) e Stellenbosch na África do Sul, 2011.