Início\ Informação \ Notícias
Empreendedorismo em Anadia: Concurso de ideias de negócio da Vinha e do Vinho
Termina, no próximo dia 31 de janeiro, o prazo para a entrega das candidaturas ao Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho, promovido pela Câmara Municipal de Anadia e pelo Instituto Politécnico Coimbra, que irá distinguir, naquele setor, o melhor projeto de negócio original com aplicabilidade no concelho de Anadia.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspective a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos e serviços com viabilidade de implementação e sucesso naquele concelho da Bairrada.

As candidaturas devem ser submetidas através do site, e podem ser individuais ou apresentadas por equipas até três elementos, devendo explorar uma ideia ainda em fase de conceção ou um plano de negócio. Às pessoas a concurso, que podem ser singulares ou coletivas, é dada total liberdade de escolha quanto ao tipo de oportunidade de negócio a desenvolver.

A ideia vencedora receberá um prémio no valor de cinco mil euros, dois mil e quinhentos em valor monetário e os restantes convertidos no equivalente a um ano de serviços de incubação na Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque, caso os promotores avancem para a constituição de uma empresa resultante da sua ideia de negócio O período definido para o vencedor poder beneficiar desta segunda vertente do prémio, isto é, constituir a sua empresa, será até seis meses após a data de atribuição do prémio.

Para a avaliação das candidaturas, o júri, que integrará representantes do Município de Anadia, do Instituto Politécnico de Coimbra e dos restantes parceiros, terá em conta a viabilidade do projecto, a criatividade e a inovação, o perfil dos promotores e a qualidade da candidatura. Assim, os critérios de valorização da candidatura serão a residência num dos oito municípios que constituem a Rota da Bairrada e o contributo para o estímulo do setor da vinha e do vinho no Concelho de Anadia. Serão também apreciadas candidaturas com a participação de pessoas desempregadas de longa duração, assim como será valorizada a apresentação de candidaturas por pessoas com idade inferior a 30 anos.

O Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho integra o INOV.C, um sistema de apoio ao estímulo local e regional ao empreendedorismo e inovação, financiado pelo QREN através do Programa Operacional Regional do Centro. São parceiras do projecto as diversas entidades que na região da Bairrada detêm uma posição estratégica no setor: a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota do Vinho da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, a Estação Vitivinícola da Bairrada, a Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e a Vinibairrada.

 

Fonte: LOCAL.PT