Início\ Informação \ Notícias
Vintage 2011 com pontuações estratosféricas na Wine Spectator
Acabou de sair na edição de Fevereiro da revista americana Wine Spectator uma prova de Vinhos do Porto. As pontuações são simplesmente fenomenais…

É verdade, não há nenhum vinho com 100 pontos. Mas há um com 99 e, dos 39 Vintage 2011 provados, o pior classificado tem 92! Impressionante... A primazia isolada via para o Dow's (da Symington), logo seguida de um pelotão de quatro vinhos com 98 valores.

 

A prova é assinada por Kim Marcus, o provador da mais antiga revista americana de vinhos para os néctares de Portugal (e não só). Este ‘painel' inclui mais de 125 Vinhos do Porto, de Tawnys a LBVs, de Rubys Reserve a Vintage. A grande estrela foi contudo o Vintage 2011. Diz Kim Marcus que "condições climatéricas quase perfeitas e melhorias na vinha e adega criaram condições para um conjunto de vinhos monumental".

 

Na verdade, não nos lembramos de uma prova de um só colheita ter dado pontuações tão altas. A média foi de 95,4 valores, numa escala até 100 valores. Em anexo listamos os vinhos com pontuação de 96 valores e acima. Recordamos que esta revista só por uma vez deu 97 valores a um vinho não-fortificado português, proeza que coube ao Quinta do Vale Meão 2004. De resto, vinhos tintos com 96 pontos houve apenas cinco, quatro dos quais da Quinta do Crasto. Mas esta revista já chegou a dar nove vezes 100 pontos a Vinhos do Porto, com colheitas que vão de 1927 a 2007.

 

 

Os melhores Porto Vintage de 2011 para a Wine Spectator

 

99

 

Dow´s

 

98

 

Fonseca

 

Quinta do Noval  Nacional

 

Quinta do Vale Meão

 

Quinta do Vesúvio

 

97

 

Churchill´s

 

Cockburn´s

 

Croft

 

Graham The Stone Terraces

 

Quinta do Noval

 

Sandeman

 

Taylor Fladgate

 

96

 

Graham´s

 

Quinta Vale D. Maria

 

Quinta do Vallado Adelaide

 

Ramos-Pinto

 

Smith Woodhouse

 

Taylor Quinta de Vargellas Vinha Velha

 

Vinhos Óscar Quevedo

 

Warre‘s

 

 

 

Fonte: Revista de Vinhos