Início\ Informação \ Notícias
CVRA anuncia o vencedor do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”
Foi anunciado, na tarde do dia 7, o vencedor do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2014”.

Francisco Edcarlos Lopes, do restaurante Adegão Português, no Rio de Janeiro, foi o eleito pelos jurados Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Alentejana, Rui Falcão, jornalista e crítico de vinhos português, e ainda Duarte Calvão, especialista gastronómico e diretor do festival anual "Peixe em Lisboa".

A final implicou a realização de um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como troféu um decanter de cristal gravado, da Riedel. Além do prémio, os 12 finalistas beneficiaram de uma semana em contacto com os produtores e enólogos do Alentejo, ficando a conhecer de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs.

A primeira etapa deste concurso, que envolveu 85 sommeliers das cidades brasileiras do Recife, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, foi realizada durante fevereiro e em setembro de 2013, no Brasil. Dessa etapa, que incluiu a aplicação de um exame escrito, resultou o apuramento de dois representantes de cada cidade, perfazendo um total de 12 finalistas que viajaram até Portugal, para conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana. A CVRA garante que "este concurso terá certamente novas edições, com o objetivo de reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no mercado brasileiro".

O Brasil é um dos principais mercados de importação de vinhos do Alentejo. Em 2013, a região alentejana, que é também a preferida à mesa dos consumidores portugueses, registou mais de 2,5 milhões de litros de volume exportado para o mercado brasileiro, um aumento de 12%.

 

Fonte: WINE-A Essência do Vinho