Início\ Informação \ Notícias
Municipio adere à associação de rotas dos vinhos de Portugal
Participação, sem custos, resultará em ganhos de visibilidade e promoção dos produtos vínicos, turísticos e ambientais do concelho, permitindo ainda a concretização de parcerias fundamentais baseadas em critérios de qualidade.

O Município de Monção vai aderir como associado fundador à Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP). A decisão, aprovada no último encontro quinzenal do executivo, não envolve, de acordo com os estatutos propostos, qualquer pagamento de joia de adesão ou quota de participação.

A associação tem como missão global apoiar as rotas de vinho regionais e organizar toda a oferta existente de enoturismo, nos setores do vinho e do turismo, bem como incentivar o trabalho em parceria entre o sector público e privado e valorizar o património relativo à cultura do vinho.

Além de promover e apoiar todas as iniciativas conducentes à sensibilização dos operadores turísticos, a ARVP terá uma intervenção ativa na defesa e divulgação do cluster do vinho, na qualificação do património enológico existente e na efetivação de um planeamento turístico sustentável.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues, a integração do município na futura associação resultará em "ganhos de visibilidade e promoção dos nossos produtos vínicos, turísticos e ambientais", permitindo ainda "a concretização de parcerias fundamentais baseadas em critérios de qualidade".

Com constituição formal prevista até ao final do próximo mês, a referida associação permitirá criar, a nível nacional, um espaço comum a todos os responsáveis pelo desenvolvimento do enoturismo nas diferentes vertentes que vão desde órgãos públicos, como como autarquias locais, até agentes empresariais, como adegas, hotéis, restaurantes, agências de viagem etc.

 

Fonte: LOCAL.PT