Início\ Informação \ Notícias
Vendas de vinho DOC Douro atingem 102 milhões
As vendas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro atingiram em 2013 os 102 milhões de euros, um aumento de 12,2% no volume de negócios face ao ano anterior, anunciou o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

"Os vinhos da Região Demarcada do Douro estão a aumentar a sua quota de terreno internacional de uma forma muito interessante", afirmou hoje o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral. 

Para o responsável, "mais do que a quantidade, estes resultados demonstram que os DOC Douro estão a crescer em notoriedade e valor a um ritmo sustentável".

Segundo dados do IVDP, estes vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo fecharam 2013 com um valor de vendas de 101,8 milhões de euros, mais 12,2 % do que no ano anterior.

Para além do volume de negócio, a comercialização cresceu também em 9,7% na quantidade e 2,3% ao nível do preço por litro.

Os DOC Douro tintos continuam a deter a maioria do mercado, com quase 80%.

Em 2013, a quota de exportação manteve-se acima dos 40% em valor e 40,1% em quantidade.

O IVDP referiu ainda que nove dos 10 principais mercados cresceram em volume de negócios, com Portugal na liderança seguido pelo Canadá e Angola.

Portugal comprou, no ano passado, 60 milhões de euros destes vinhos, mais 11,8% do que em 2012, liderando o mercado com 59,1%.

No âmbito dos dez principais mercados, o francês, que ocupa a 9.ª posição, foi o que mais cresceu na generalidade com um aumento do volume de negócios de 41,2%, mais 25% de caixas vendidas e quase 13% no preço por litro.

Os DOC são vinhos cuja produção está tradicionalmente ligada a uma região geograficamente delimitada e sujeita a um conjunto de regras com legislação própria.

O IVDP é um instituto público, com jurisdição sobre todo o território nacional, que tem como missão promover os vinhos do Porto e do Douro, bem como proteger e defender as denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense.

 

Fonte: OJE/ Lusa