Início\ Informação \ Notícias
Vinho Branco Casa da Ínsua Grande Reserva 2012 distinguido com medalha de ouro
Único vinho português a ser distinguido com ouro no Concurso de Vinhos de Lyon, em França

A Casa da Ínsua, hotel de charme, acaba de ver o seu Vinho Branco Casa da Ínsua Grande Reserva 2012 distinguido com medalha de ouro no prestigiado Concurso de Vinhos de Lyon, em França.

Como produtor dos conceituados vinhos do Dão, a Casa da Ínsua vê, uma vez mais, o reconhecimento da excelência dos vinhos produzidos pela quinta, com tradição vitivinícola que remonta a 1852, e cujo portfólio vínico conta com prémios nacionais e internacionais.

O Vinho Branco agora medalhado com ouro é o primeiro Grande Reserva da Região Demarcada do Dão, reconhecido no final do ano passado pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, que não hesitou em lhe atribuir a designação Grande Reserva, uma estreia absoluta na região e que guindou a Casa da Ínsua, hotel do Grupo Visabeira, a um patamar único.

Os trinta hectares de vinhedo, que se estendem em redor da Casa da Ínsua, unidade hoteleira de 5 estrelas, foram o berço de um néctar de eleição, produzido a partir das castas Encruzado, Semillon e Malvasia-Fina, tornando-o no único vinho português a merecer uma medalha de ouro naquele concurso francês. A sua qualidade foi reconhecida por um painel de jurados que contou, entre outros, com chefs estrelas Michelin e escanções de referência internacional.

Os aromas florais deste néctar produzido no concelho de Penalva do Castelo transformam o Vinho Branco Casa da Ínsua Grande Reserva 2012 num extraordinário vinho de mesa. Após estágio durante sete meses em barricas de carvalho francês, encomendadas aos melhores tanoeiros das regiões francesas de Bordéus e da Normandia, cada uma das garrafas desta produção exclusiva e limitada revela-se como um vinho gastronómico.

Toda a experiência vínica que deu origem a este vinho premiado está ao alcance dos visitantes do Hotel Casa da Ínsua, que, para além do programa de Páscoa, disponibiliza ao longo do ano programas de alojamento combinados com actividades ligadas às lides agrícolas da quinta. Passear pelas extensas vinhas, como a parcela de Touriga-Nacional várias vezes premiada, perder o olhar nos 30 hectares de terreno que albergam as castas brancas Arinto, Malvazia- Fina, Semillon e Encruzado e as tintas Touriga-Nacional, Cabernet-Sauvignon, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen, visitar a adega onde se produzem os vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes Casa da Ínsua, são apenas algumas das sugestões desta unidade de charme, que abre as portas do solar do Século XVIII para receber com história e requinte todos os apreciadores de vinhos, de gastronomia e de tranquilidade no meio da natureza.

 

Fonte: