Início\ Informação \ Notícias
Centenas de especialistas estrangeiros provam vinhos portugueses
O conhecido Berlin Wine Trophy realiza-se este ano no nosso país, sendo antecedido pelo Concurso de Vinhos de Portugal. Ambos contam com provadores vindos dos quatro cantos do mundo

Numa altura em que tanto se fala do potencial de novidade dos vinhos portugueses, a realização, no próximo mês, de dois grandes concursos de prova parece atestar a teoria do bom momento para as castas nacionais. Serão centenas de especialistas dos quatro cantos do mundo que vão literalmente andar com os vinhos portugueses na boca, em consequência da realização do Concurso de Vinhos de Portugal e também do conhecido Berlin Wine Trophy, que este ano se realiza no nosso país e adopta a designação de Portugal Wine Trophy.

O primeiro, que resulta do novo figurino adoptado já no ano passado pela ViniPortugal, realiza-se em meados de Maio, nas instalações do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, onde estarão em prova mais de mil vinhos com origem em todas as regiões e na diversidade de castas existentes em todo o país. Além da participação de dezenas de provadores vindos dos principais mercados de exportação, a equipa de jurados conta ainda com a presença de 75 enólogos portugueses que classificarão os vinhos a concurso com as medalhas de ouro, prata e bronze. Os vinhos com pontuações para medalha de ouro serão depois sujeitos a uma nova avaliação, sendo aos melhores atribuída a grande medalha de ouro.

Esta última avaliação é tarefa do designado Grande Júri, que na edição deste ano integra dois Master Sommelier, o japonês Shinya Tasaky e o americano Evan Goldstein, e o, por enquanto, único Master of Wine de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Viana Júnior. Os restantes elementos são o conhecido crítico inglês Charles Metclfe, e os portugueses Luís Lopes, director da Revista de Vinhos, e Bento Amaral, que é o responsável pela direcção técnica do IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto). Tal como no ano passado, a direcção técnica do concurso estará a cargo de João Pires, o único Master Sommelier da Península Ibérica.

Entre os muitos provadores estrangeiros estão a britânica Sarah Ahmed, os norte-americanos W. Blake Gray, Robert Whitley e Ryan Opaz e os brasileiros Alexandra Corvo e Luís Horta.

Maior garrafa do mundo

Será em Vila Nova de Gaia, dentro da maior garrafa do mundo, que vai decorrer a edição deste ano do Berlin Wine Trophy, que por isso adopta a designação de Portugal Wine Trophy. A prova, que terá lugar a 29 de Maio e 1 de Junho, decorre sob o patronato da OIV (Organização Internacional do Vinho), que escolheu para presidente do certame Fernando Bianchi de Aguiar, uma das mais prestigiadas personalidades portuguesas ligadas ao mundo do vinho.

À organização alemã junta-se ainda a representação do Korea Wine Trophy, que em conjunto com a anfitriã Quinta da Boeira asseguram a realização do concurso que costuma receber centenas de vinhos dos mais diversos países.

Uma das características mais interessantes deste concurso resulta da sua "envolvência com agentes do marketing e distribuição de quase todos os países", como realçou à Fugas Bianchi de Aguiar. A participação de provadores de grandes importadores e das grandes cadeias internacionais acaba por resultar, em muitos casos, num caminho directo para a concretização de negócios com os produtores dos vinhos que mais apreciam.

É precisamente quanto à composição do painel de jurados que justifica o patronato da OIV, impondo critérios de qualidade e de diversidade regional. Além da exigência de um presidente do país onde decorre a prova - que tem que ser aprovado por unanimidade - impõe critérios rigorosos para a composição do painel de provadores e um limite máximo de 40% para a participação dos provadores do país onde decorre o concurso.

Segundo o presidente da organização alemã, Peter Antony, a ideia de sediar o concurso em Portugal "partiu dos agentes portugueses", tendo a localização em Gaia resultado "da boa ideia do projecto Boeira, que está bem localizado e tem ligação com todas as regiões vinícolas de Portugal".

A Quinta da Boeira, que engloba um antigo armazém de vinho do Porto e um outro edifício em forma de garrafa com 32 metros de comprimento e 9, 5 metro de diâmetro (a maior garrafa do mundo), funciona como uma espécie de parque temático dedicado aos vinhos, artesanato e gastronomia nacionais.

A abertura oficial vai acontecer durante o concurso, a 31 de Maio, e terá mais de 60 espaços espalhados pelos vários pontos da propriedade dedicados à venda e divulgação de produtos de todas as regiões.

 

Fonte: Público / José Augusto Moreira