Início\ Informação \ Notícias
Município da Lourinhã quer criar a Rota da Aguardente
Após criação da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal

O Município da Lourinhã, integra a recém-criada Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), cuja escritura de constituição se realizou no dia 6 de maio, no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

Esta é uma oportunidade ímpar para a autarquia promover a competitividade da Aguardente DOC Lourinhã, de uma forma que evidencia a singularidade da região vitivinícola e de um produto que é único no País. Abre-se, assim, uma janela para a criação da tão aguardada Rota da Aguardente, que vai abranger a região demarcada, colocando o concelho no mapa dos destinos enoturísticos.

Acresce, ainda, que, no âmbito da ARVP, pode vir a ser apoiado o projeto de criação de um Centro de Acolhimento da Aguardente DOC Lourinhã, contemplado no PEL, e que tem como objetivo, dar a conhecer o contexto histórico do surgimento da região demarcada e os métodos de produção associados.

Em termos genéricos, a ARVP tem como missão apoiar as rotas de vinho regionais, organizar toda a oferta existente de enoturismo, nos setores do vinho e do turismo, incentivar o trabalho em parceria entre o setor público e o privado. Visa também apostar na diversificação e inovação da oferta existente, para potenciar a competitividade da oferta nacional e das rotas de vinhos individualmente, de modo a alcançar uma maior quota de mercado e volume de negócios.

Complementarmente, pretende-se afirmar a ARVP como um líder do subsetor e do clube de produto enoturismo em Portugal, que consiga mobilizar e representar a globalidade da oferta nacional em termos internacionais.

A par da Lourinhã fazem parte da ARVP, os seguintes municípios: os municípios de: Oeiras, Almeirim, Sintra, Cascais, Loures, Rio Maior, Pinhel, Monção, Ponte de Lima, Coruche, Cartaxo, Gouveia, Alenquer, Vidigueira, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Santa Marta de Penaguião, Beja, Peso da Régua, Grândola, Tomar, Setúbal, Reguengos de Monsaraz, Torres Vedras, Mealhada e Tabuaço. A escritura de constituição da ARVP foi assinada pelas seguintes entidades/empresas: Associação da Rota Vinhos da Península de Setúbal, Associação da Rota de Vinhos de Lisboa, Associação da Rota da Bairrada, Phto Travel Consulting, lda, Grater - Associação de Desenvolvimento Regional, Federação Portuguesa Confrarias Gastronómicas, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, Tecnin-training, SA, Id Tour - Unique Solutions, Lda.



Fonte:
Tinta Fresca