Início\ Informação \ Notícias
ASL Tomé inaugura espaço de enoturismo
A ASL Tomé, Sociedade Vinícola, instalada no Pinhal Novo, Palmela, inaugurou um espaço de enoturismo, que pretende, para além de promover os vinhos da casa, ser um espaço para a realização de eventos culturais, artísticos e de lazer.

Carlos Branco, que gere a empresa, em conjunto com o irmão, Nuno Branco, explicou que a criação do espaço "surgiu no âmbito da entrada da ASL Tomé para a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal" e era já "uma necessidade, porque o intuito é trazer as pessoas à adega". "O Pinhal Novo é uma terra grande e há muita gente nova a viver cá que não conhece a adega", reconheceu.

Além de dar a conhecer e vender os produtos da casa, o objectivo do espaço é também "divulgar a arte e a cultura da região", sublinhou. Logo a seguir às Festas Populares de Pinhal Novo, a 14 de Junho, vai realizar-se um Concurso de Sopas Caramelas. O espaço conta com uma galeria onde, a seguir ao concurso, será inaugurada oficialmente a exposição de um artista do Pinhal Novo, que já está patente. Perto do final do ano, terá lugar um concerto no âmbito da iniciativa "Sons do Vinho" e Carlos Branco prevê que, durante o Verão, haja outros eventos. O espaço, que dispõe de esplanada, está aberto todos os dias durante o horário de funcionamento da adega, para provas e vendas, e em horário mais alargado, quando se realizarem eventos.

O espaço de enoturismo resulta da reconversão do antigo armazém de lagares, onde o vinho era produzido até há 15 anos, e a ASL Tomé fez questão de manter o mais possível a traça e os elementos originais. Por exemplo, foi mantido um dos cinco lagares que existiam, onde hoje funciona o balcão, bem como uma prensa manual, do final do século XIX, uma prensa hidráulica do século XX ou um tubo, na galeria de exposições, que antes trazia as uvas esmagadas do esmagador para dentro dos lagares.

A obra demorou cerca de um ano a estar pronta e Carlos Branco estima um investimento entre os 25 e os 30 mil euros, assumido exclusivamente pela empresa. "Por estarmos no tecido urbano do Pinhal Novo, não conseguimos apoio do PRODER", lamentou. Em termos de negócio, o gerente faz um balanço positivo da actividade da ASL Tomé, que "tem vindo a crescer todos os anos", apostando essencialmente no mercado interno, dada a dimensão da produção. Concretizado o projecto do espaço de enoturismo, outro objectivo da ASL Tomé para os próximos tempos passa pela aposta na "reconversão de vinhas, a maior parte já muito antigas" e por "crescer a área de vinha e a produtividade", adiantou Carlos Branco.

 

Fonte: Setúbal na Rede