Início\ Informação \ Notícias
Palmela é município português mais premiado em Itália
Pelo terceiro ano consecutivo, Palmela é o município português mais premiado no concurso internacional de vinhos La Selezione del Sindaco, realizado na cidade italiana de Bolzano.

Os vinhos de Palmela trazem doze medalhas, uma de ouro e onze de prata, num total de 18 prémios para a Península de Setúbal, que voltou a sagrar-se também como a região portuguesa mais galardoada, seguida do Dão e do Alentejo.

A Casa Ermelinda Freitas, além do lugar de destaque na região, foi ainda a adega nacional mais premiada, com um total de sete medalhas, uma de ouro e seis de prata. No pódio local, seguiu-se a Adega Cooperativa de Palmela, com duas medalhas de prata. Galardoadas, também com prata, foram a Casa Agrícola Assis Lobo, a Xavier Santana e a Sivipa. Portugal foi o segundo país mais premiado no certame, a seguir à anfitriã Itália, com 50 medalhas em 145 vinhos apresentados a concurso.

O vereador Luís Calha, responsável pelas áreas do Turismo e Economia Local da Câmara Municipal de Palmela, manifesta-se "bastante orgulhoso" com estes resultados, que "dão prestígio à região da Península de Setúbal e provam, uma vez mais, a qualidade mundial dos nossos vinhos". O município está "muito atento aos novos investimentos que, apesar da forte crise económica do país, estão a ser realizados por várias adegas do concelho" e "muito empenhado na criação de uma cadeia de valor decisiva para consolidar o  crescimento do enoturismo na região", assegura.

O concurso La Selezione del Sindaco, que contou, este ano, com a participação de  um milhar de vinhos europeus, é organizado pela RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho e Associazione Nazionale delle Città del Vino, sendo o único certame que prevê a participação conjunta das empresas vinícolas com os seus municípios de origem.

 

Fonte: Setúbal na Rede