Início\ Informação \ Notícias
Casa do Vinho abre as portas a produçao local
Dia 18, que a Casa do Vinho abre as portas, oficialmente ao público. Ponto de encontro para os produtores de Vinho Verde de Barcelos poderem dar a conhecer os seus vinhos não só aos turistas como também à população em geral, a Casa do Vinho vai ser palco, até dezembro de 2014, das muitas iniciativas que Barcelos, Cidade do Vinho 2014 vai receber.

A abertura, apontada para as 14h00, presidida pelo vereador do Turismo, Carlos Brito, conta com a presença de várias individualidades que vão estar, logo a seguir, no seminário "Vinho e Saúde", como o secretario geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, e o representante da Entidade Europeia Vinho com Moderação - Art de Vivre, George Sandeman.

A Casa do Vinho, localizada na Rua Dom Diogo Pinheiro, no centro de Barcelos, abre as portas para criar sinergias que permitam elevar os muitos produtos tradicionais do concelho, gerando mais-valias económicas e sócio-culturais. Esta estrutura pretende ser um espaço de afirmação dos vinhos verdes locais e o epicentro de todas as comemorações e atividades a realizar até dezembro, no âmbito do título Cidade do Vinho 2014.

Este edifício de três andares, caraterizado por uma arquitectura fina e requintada, conta no rés-do-chão com sete diferentes divisões e um espaço exterior. Pode contemplar-se e usufruir-se, em toda a casa, de produtos e exposições conectados com temática " Barcelos Cidade do Vinho".

Seminário Vinho e Saúde

No dia 18 de Junho, a partir das 14h30, no Teatro Gil Vicente, vai decorrer o Seminário Vinho e Saúde. Analisar e debater a temática do vinho na perspectiva da sua relação positiva com a saúde, esclarecendo alguns dogmas e sensibilizando para os benefícios do consumo moderado é o que se pretende ao longo da tarde. Especialistas das áreas da nutrição, Vítor Hugo Teixeira, da Universidade do Porto, e da área da enologia, Carlos Ribeiro, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vão falar sobre a promoção do vinho enquanto bebida saudável quando consumida com moderação e, no caso nacional, como parte integrante da tradicional dieta mediterrânica, apontado os seus principais benefícios para a saúde

 

Fonte: LOCAL.PT