Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil levam queda maior em junho
As vendas do tradicional produto português para o mercado brasileiro somaram no primeiro semestre 1,7 milhões de euros, menos 14,7% do que no ano passado, um desempenho pior do que o verificado até maio.

As exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro fecharam o primeiro semestre com um valor acumulado de 1,7 milhões de euros, menos 14,7% do que no mesmo período do ano passado, de acordo com os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

Os números de junho vêm intensificar a queda que as exportações de vinho do Porto para o Brasil já apresentavam até maio, altura em que estavam quase 13% abaixo das vendas dos primeiros cinco meses de 2013, somando 1,37 milhões de euros.

O desempenho das exportações para o Brasil até junho divergiu da tendência global do vinho do Porto, cujas vendas mundiais subiram 2,3%, para 140,6 milhões de euros, segundo o IVDP. O maior mercado continuou a ser França, com um crescimento de 3,9%, para 37,7 milhões de euros no primeiro semestre.

A descida das exportações para o Brasil manteve este mercado fora do "Top 10" de maiores mercados consumidores de vinho do Porto. Logo à frente do Brasil está Espanha, para onde os produtores portugueses exportaram 2,4 milhões de euros até junho, num crescimento de 3,2% em termos homólogos.

Na lista dos dez maiores mercados compradores de vinho do Porto estão ainda Portugal (19,8 milhões de euros até junho), Holanda (18,5 milhões), Bélgica (15,8 milhões), Estados Unidos da América (11,4 milhões), Reino Unido (8,9 milhões), Alemanha (3,9 milhões), Canadá (3,8 milhões) e Dinamarca (3,3 milhões de euros).

Em termos relativos, o mercado que mais está a crescer em 2014 nas suas importações de vinho do Porto é a Dinamarca, com um aumento de 54% face ao ano passado. O México e a Alemanha, com quedas de 47% e de 24%, respectivamente, são os países que apresentam uma maior descida no seu consumo do tradicional produto português.

Com o Brasil em 11º lugar na lista de maiores mercados mundiais para o vinho do Porto, o 12º maior comprador é a Suíça, seguida da Itália, da Polónia e da Suécia, de acordo com a estatística publicada pelo IVDP.

 

 

Fonte: Portugal Digital