Início\ Informação \ Notícias
FENADEGAS promove “vinho com moderação” no Festival do Vinho Português do Bombarral
É mais uma acção da campanha “Vinho com Moderação”, promovida pela Federação Nacional de Adegas Cooperativas (FENADEGAS), a alertar para um consumo responsável.

No dia cinco de Agosto, no Festival do Vinho Português no Bombarral, que decorre na Mata Municipal, a iniciativa vai sensibilizar os diferentes públicos do evento para a importância do consumo regrado de álcool, referindo os benefícios do vinho inseridos num estilo de vida saudável, nomeadamente na protecção contra a doença coronária em adultos e reduzindo o risco de mortalidade precoce.

Com o número de consumidores excessivos de álcool em Portugal a atingir os 2,3 milhões, a FENADEGAS, no âmbito desta iniciativa internacional, tem promovido uma estratégia concertada com as suas associadas para chegar junto dos mais novos.

A iniciativa pretende alertar os visitantes de um dos certames anuais mais importantes de promoção do vinho nacional, o do Bombarral, para a problemática do abuso de álcool e familiarizá-los com as consequências, para que estes tomem decisões informadas e responsáveis.

Durante o Festival do Vinho Português do Bombarral, a FENADEGAS vai contar com uma banca promocional onde vão ser distribuídas brochuras informativas que frisam a importância do consumo regrado de álcool, referindo ainda os benefícios do vinho inseridos num estilo de vida saudável, nomeadamente na protecção contra a doença coronária em adultos e reduzindo o risco de mortalidade precoce.

Os números mostram que em Portugal cerca de 2,3 milhões de pessoas bebem em excesso, o que coloca o país na 14ª posição no ranking mundial dos países com maior consumo de bebidas alcoólicas. Estes números em muito se devem ao sucessivo aumento do consumo nos mais jovens e entre a população feminina.

"Vinho com Moderação" é uma acção internacional à qual a FENADEGAS se associou em 2009 e que pretende ser uma campanha positiva que destaca a importância do vinho nas populações, tanto em termos de saúde como a nível económico e cultural.

O Festival do Vinho Português realiza-se desde 1960 e ao longo dos anos tem-se afirmado como um dos mais importantes certames anuais de promoção do sector vitivinícola português, cativando cada vez mais visitantes e expositores. Durante cinco dias, cerca de 120 mil participantes vão poder fazer provas de vinho, comprar o tão apreciado líquido a preços mais acessíveis, assistir a espectáculos musicais e culturais e apreciar a gastronomia local nas tradicionais tasquinhas.

Em 2014, a FENADEGAS vai para promover o Vinho com Moderação através de acções em escolas, universidades e politécnicos e certames ligados ao sector. No total, são sete as feiras e 21 as acções em sala em conversa com o público a decorrer este ano.

 

Fonte: Confagri