Início\ Informação \ Notícias
Primeira Festa das Vindimas anima e 18 a 21 de setembro
O concelho de Viseu vai ser animado pela primeira Festa das Vindimas, que promete, de 18 a 21 de setembro, um programa para todas as idades, descentralizado e capaz de atrair quer os turistas, quer os residentes.

"Viseu é a cidade vinhateira do Dão e tem um papel fundamental a cumprir na estratégia de atratividade ecoturística da região. As vindimas do Dão não nos podem passar ao lado ou ser indiferentes", defendeu hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques, durante a cerimónia de apresentação da iniciativa.

Na opinião do autarca social-democrata, "todas as regiões vinhateiras precisam de uma cidade que lhes dê centralidade, património, animação e serviços turísticos" e "Viseu é essa cidade para o Dão".

Almeida Henriques considerou que este é o momento certo para arrancar com a Festa das Vindimas no concelho, porque "os destinos vinhateiros estão na moda, o Dão qualificou os seus vinhos para patamares de reconhecimento nacional e internacional e Viseu está mais atrativa do que nunca".

Mais de 20 parceiros institucionais, patrocinadores, programadores, quintas e adegas prepararam um programa que tem momentos especialmente pensados para os visitantes, como as vindimas nas quintas e a semana gastronómica.

No dia 20, seis quintas vão estar de portas abertas para quem quiser participar nas vindimas (até um limite máximo de 200 pessoas). De 18 a 21, cerca de 20 restaurantes de Viseu vão ter um menu especial com pratos tradicionais harmonizados com vinho do Dão.

"Mas há eventos pensados para todos, como a animação que está programada para o centro histórico e as diferentes provas da meia maratona", acrescentou Almeida Henriques.

A partir das 22:00 de dia 20, Luísa Sobral e a sua banda dão um concerto no adro da igreja da Misericórdia e, de seguida, os mais jovens são desafiados para a Dão Party Irreverente, uma festa nos claustros do Museu Grão Vasco que se prolongará pela madrugada.

"Os vinhos do Dão podem fazer parte da animação da noite e de hábitos de consumo mais racionais. O vinho é, aliás, uma bebida que favorece um consumo moderado", defendeu.

Almeida Henriques garantiu que o município "está apostado em construir redes de parceria, de cooperação e de cumplicidade com os atores locais, regionais e nacionais".

Por entender que "o vinho tem um enorme potencial por explorar na região", no próximo ano, "o município está disponível para integrar e associar outros municípios vinhateiros do Dão a esta programação", avançou.

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, frisou que o vinho "é dos mais eficazes instrumentos de valorização do território" nas regiões vinhateiras.

Atendendo a que a CVR Dão não tem muitos recursos, Arlindo Cunha congratulou-se por estas sinergias que ajudam a dar "um pouco de força ao nome de uma região que já foi muito grande, que ficou um pouco para trás, mas que vai subindo a pulso" e começa a ficar na moda.

 

Fonte: Notícias ao Minuto