Início\ Informação \ Notícias
Região dos Vinhos Verdes comemora 106 anos
CVRVV vai encomendar estudo estratégico para definir estratégia futura de internacionalização

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes comemora hoje o 106º aniversário da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, que demarcou a região. O momento certo, acredita Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, para pensar e lançar o futuro da região. 'Vinho Verde 2.0' é o novo projeto da comissão, que pretende estudar como melhor valorizar os vinhos da região. Hoje debateu-o, na Casa da Música, com produtores e especialistas internacionais, como o jornalista japonês Yoshiji Sato, ou o expert inglês em mercados, Juan Park. O passo seguinte é a contratação de um estudo estratégico para a região, que defina quais os mercados mais recetivos aos Vinhos Verdes e que tipo de vinhos agradam ao consumidor.

Recorde-se que o Vinho Verde exporta mais de 40 milhões de euros anuais vem batendo máximos históricos sucessivos ao longo dos últimos anos. No primeiro semestre, as exportações cresceram 14,2% e atingiram 27,3 milhões de euros. Os Estados Unidos, até agora principal mercado externo, deverão este ano ser ultrapassados pela Alemanha, que no primeiro semestre importou 6,9 milhões de euros de Vinho Verde, um aumento de 40% face ao período homólogo.

"De 2003 a 2014 aumentamos significativamente as nossas exportações, ao mesmo tempo que reduzimos os stocks na região. Passamos de 154 milhões de litros de stocks para menos de 20 milhões que, divididos pelos 22 mil produtores que temos, não é praticamente nada. Agora é tempo de fazer crescer valor ao produto para que exportemos mais valor", diz Manuel Pinheiro. Dos especialistas internacionais quis ouvir "o que procuram os mercados e como devemos adaptar os nossos vinhos a isso". A segunda fase será a contratação de um estudo estratégico dos mercados externos, à semelhança do que, em 2004, foi encomendado a Michael Porter para os vinhos portugueses em geral.

"Vamos lançar o estudo a concurso lá para dezembro ou janeiro. Queremos saber para que tipo de vinhos devemos evoluir e em que mercados devemos apostar", adianta Manuel Pinheiro. E frisa:" Acreditamos - e os números das exportações provam-no - que estamos no caminho certo no que aos vinhos [das castas] Alvarinho e Loureiro diz respeito, precisamos agora de questionar o caminho dos tintos e dos rosés para a região e melhorando a estratégia comercial".

E porque a comemoração dos 106 anos sobre a demarcação da região é "o momento alto para celebrar os Vinhos Verdes num registo em que destacamos a qualidade, apresentamos o caráter dos vinhos da região e envolvemos os restaurantes e a criatividade dos chefs num exercício de avaliação das potencialidades de cada produto", esta noite serão desvendados os vencedores da sétima edição do concurso "Vinhos Verdes & Gastronomia". O concurso atribuiu cinco galardões em cada categoria - Ouro, Prata, Bronze e Finalista -, destacando 20 restaurantes num total de 60 harmonizações em prova.

"Estamos em época de vindimas e estamos a registar um forte crescimento nas exportações, mas não podemos deixar de reforçar localmente e a nível nacional a promoção do que de melhor se faz na região", frisa Manuel Pinheiro.

 

Fonte: Dinheiro Vivo