Início\ Informação \ Notícias
Adega de Borba investe 1ME em nova adega para vinhos topo de gama
A Adega de Borba, no Alentejo, abriu na vindima deste ano uma nova adega para vinhos topo de gama, num investimento superior a um milhão de euros, revelou hoje a empresa.

A nova adega, situada no interior do novo edifício da empresa, permite a produção de vinhos de "categoria superior", através de novos processos "altamente sofisticados e de elevada capacidade tecnológica".

A infraestrutura permite a seleção da uva bago a bago e a vinificação em pequenos lotes, "de forma a otimizar as cinéticas de fermentação" e o aumento da capacidade do estágio do vinho em tonéis "em condições de excelência".

Para o diretor executivo da empresa, Manuel Rocha, "a nova adega de vinhos ´super premium` vem confirmar a estratégia da empresa de aumentar o volume de vendas de produtos de imagem e de grande valor acrescentado pelo reforço da qualidade".

"Este é um passo muito importante, que irá posicionar os nossos vinhos num patamar de reconhecimento ainda mais superior", realçou.

O investimento na nova adega de "vinhos topo de gama" insere-se no âmbito do processo de modernização da Adega de Borba, cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

As uvas escolhidas para a nova adega, segundo a empresa, provêm de vinhas previamente selecionadas, que cumprem um conjunto de pré-requisitos qualitativos durante a maturação, nomeadamente a concentração de açúcares, a cor (antocianinas), a acidez e o potencial de envelhecimento (polifenóis).

As castas selecionadas são vindimadas de forma manual e transportadas para a adega em caixas.

A Adega de Borba, que produz anualmente um milhão de caixas de nove litros, sendo "um dos dez maiores produtores nacionais do setor", reúne cerca de 300 viticultores, que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha (70 por cento de uvas tintas e 30 por cento de uvas brancas), nos concelhos alentejanos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.

 

Fonte: Lusa