A nova adega, situada no interior do novo edifício da empresa, permite a produção de vinhos de "categoria superior", através de novos processos "altamente sofisticados e de elevada capacidade tecnológica".
A infraestrutura permite a selecção da uva bago a bago e a vinificação em pequenos lotes, "de forma a optimizar as cinéticas de fermentação" e o aumento da capacidade do estágio do vinho em tonéis "em condições de excelência".
Para o director-executivo da empresa, Manuel Rocha, "a nova adega de vinhos super premium vem confirmar a estratégia da empresa de aumentar o volume de vendas de produtos de imagem e de grande valor acrescentado pelo reforço da qualidade".
"Este é um passo muito importante, que irá posicionar os
nossos vinhos num patamar de reconhecimento ainda mais superior",
realça.
O investimento na nova adega de "vinhos topo de gama"
insere-se no âmbito do processo de modernização da Adega de Borba,
co-financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder).
As uvas escolhidas para a nova adega, segundo a empresa, provêm de vinhas previamente seleccionadas, que cumprem um conjunto de pré-requisitos qualitativos durante a maturação, nomeadamente a concentração de açúcares, a cor (antocianinas), a acidez e o potencial de envelhecimento (polifenóis).
As castas seleccionadas são vindimadas de forma manual e transportadas para a adega em caixas.
A Adega de Borba, que produz anualmente um milhão de caixas de nove litros, sendo "um dos dez maiores produtores nacionais do sector", reúne cerca de 300 viticultores, que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha (70% de uvas tintas e 30% de uvas brancas), nos concelhos alentejanos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.
Fonte: Correio Alentejo
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30