Início\ Informação \ Notícias
Vinhos Quanta Terra destacados na Wine Enthusiast
Os vinhos Quanta Terra, produtor da região do Douro, estão em destaque na publicação Wine Enthusiast, uma das mais importantes e influentes do setor a nível mundia.

Nas mais recentes pontuações, dois vinhos do produtor, um tinto e um branco, conquistaram elevadas pontuações e rasgados elogios de Roger Voss, provador da revista, confirmando o percurso e posicionamento internacional da marca.

Quanta Terra Grande Reserva Tinto 2011 recebeu uns expressivos 92 pontos sendo considerado pelo crítico um "poderoso vinho, maravilhosamente rico e maduro, com várias camas de fruta negra." Apesar de ainda ser "bastante jovem, com alguma mineralidade", apresenta já um "futuro brilhante com esta bela fruta".

Este vinho é elaborado a partir das castas Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (23%), Tinta Barroca (11%) e Sousão (6%). Vindimado manualmente, estagiou durante 12 longos meses em barricas usadas de carvalho francês. O final, elegante, sugere um enorme potencial de envelhecimento em garrafa, estando perfeito para consumo, segundo Roger Voss, em 2018.

Muito próximo na pontuação surge o Quanta Terra Grande Reserva Branco 2012, com 91 pontos. Na nota de prova oficial, Roger Voss destaca o toque "picante, envelhecido em madeira, com camadas inteiras de fruta amarela madura sugerindo uma quase doce acidez." Ainda nas notas oficiais do crítico, este "impressionante vinho pode esperar para ser bebido em 2016", revelando a capacidade de envelhecimento deste branco.

Produzido a partir das castas Viosinho e Gouveio com estágio de 18 meses em barrica de carvalho francês, este vinho tem conquistado a crítica internacional tendo recebido a medalha de prata no International Wine Challenge (IWC), um dos mais influentes concursos internacionais de vinhos.

Quanta Terra é um projeto da responsabilidade dos enólogos Jorge Alves e Celso Pereira, ambos residentes na Região Demarcada do Douro. Movidos pela consciência de que o caráter do vinho é determinado pelo terroir onde é produzido e que a qualidade é determinada pela mão humana, juntos iniciaram uma exaustiva pesquisa e seleção das condições ideias para produção de vinhos de qualidade superior. Nascia depois, em 1999, a sociedade Quanta Terra, hoje com ecos pelos quatro cantos do mundo com vinhos com posicionamento seguro e com selo de garantia de uma região inigualável.

 

Fonte: LOCAL.PT