Início\ Informação \ Notícias
Reguengos de Monsaraz assinala Dia Europeu do Enoturismo com apresentação do vinho “Colheita de S. Martinho”
O Dia Europeu do Enoturismo vai ser assinalado em Reguengos de Monsaraz com a apresentação da edição limitada do vinho “ Colheita de S. Martinho” da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, um passeio de veículos Todo-o-Terreno e a apanha da azeitona nas oliveiras milenares.

A comemoração da 6ª edição do Dia Europeu do Enoturismo tem este ano especial relevância pois o Município de Reguengos de Monsaraz candidatou-se a Cidade Europeia do Vinho 2015.

O programa inicia-se no sábado, 8 de novembro, às 8h30, na CARMIM, com o Passeio TT Rota do Vinho. Pelas 15h decorre a apanha da azeitona nas oliveiras milenares da Horta da Moura.

Esta iniciativa vai realizar-se na unidade turística onde se encontram sete oliveiras milenares, datadas e certificadas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entre as quais a segunda oliveira mais antiga de Portugal, com mais de 2.450 anos de idade. A ação procura comprovar como, apesar da sua longevidade, estas oliveiras continuam a produzir em grande quantidade e com elevada qualidade. O método científico aplicado na datação das oliveiras é inovador a nível internacional, foi criado pela UTAD em parceria com a empresa "Oliveiras Milenares", e baseia-se no estudo dos padrões de crescimento das árvores a partir dos troncos ocos, usando a metáfora das "matrioskas", as bonecas russas que vão saindo umas de dentro das outras.

A última iniciativa do dia, às 16h30, proporcionará aos visitantes um lanche piquenique no olival milenar, onde será apresentada a edição limitada do vinho "Colheita de S. Martinho" e atuará o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. No dia seguinte, pelas 18h, vai realizar-se a prova do vinho da CARMIM na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

No dia 11 de novembro, quem visitar os postos de turismo de Reguengos de Monsaraz e de Monsaraz vai receber uma garrafa de vinho alusiva ao Dia Europeu do Enoturismo.

 


Fonte: LOCAL.PT