Início\ Informação \ Notícias
Quinta de Lemos no caminho para “Melhor Touriga Nacional” do mundo
A Touriga Nacional 2009 da Quinta de Lemos foi a melhor classificada na edição de Dezembro da revista “Wine Enthusiast” que dá a conhecer o “Top 100 Cellar Selections 2014”, onde são avaliados e pontuados os 100 melhores vinhos do mundo, de várias categorias

Entre os oito vinhos portugueses destacados, o vinho Touriga Nacional 2009 da Quinta de Lemos é o único monocasta distinguido com 94 pontos, ficando assim classificado em 77º lugar na tabela geral de classificação. O vinho distinguido está à venda nas melhores garrafeiras e lojas do país, com um p.v.p. de 18€.

Hugo Chaves, Enólogo da Quinta de Lemos, comenta a distinção alcançada a nível internacional: "Da colheita de 2009 obtivemos vinhos realmente especiais prometendo uma evolução ainda melhor. Apesar de esta colheita ter sido lançada este ano, está a ser reconhecida a nível internacional o que nos prova que temos estamos no caminho certo para posicionar a Quinta de Lemos entre os grandes produtores a nível mundial".

O vinho Touriga Nacional 2009, que chegou aos 94 pontos, é o melhor Touriga Nacional do Mundo. A sua descrição "A presença de frutas negras, taninos bem marcados mas elegantes tornam este vinho com considerável potencial de envelhecimento. Toda a sua estrutura e acidez permitem uma evolução lenta mas muito segura. Deve ser bebido a partir de 2017", comentário de Roger Voss, editor da revista na Europa e responsável pelos comentários acerca dos vinhos Portugueses e Franceses.

Os vinhos "Cellar Selection" são vinhos com elevado potencial de guarda e exigem uma adega com temperatura e humidade controladas para alcançar o potencial máximo de cada vinho. A designação Cellar Selection não quer dizer que um vinho deva ser armazenado para ser apreciado, mas que quando consumido após um tempo de espera em adega, provavelmente resultará num vinho mais potenciado pelo tempo. Esta revista referencia, de uma forma geral, o ano em que o vinho deverá ser consumido; esta referência é dada pelo próprio editor.

O painel de degustação é constituído pelos críticos de vinho mais experientes da área. O Guia de compra inclui classificações de vinho e comentários de vinho de novos, lançamentos e vinhos velhos selecionados, avaliadas pelos editores da Wine Enthusiast Magazine e por outros provadores qualificados desde o início da selecção, em 1999. Todas as provas referidas no Guia de compra são realizadas "às cegas". As classificações refletem as sensações sentidas pelos críticos quando provam um vinho em particular.

 

Fonte: LOCAL.PT