Início\ Informação \ Notícias
Reguengos de Monsaraz vai ser a Cidade Europeia do Vinho 2015
Além de Reguengos de Monsaraz, havia mais dois candidatos portugueses: Cantanhede, em parceria com as câmaras de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro, propôs a região da Bairrada, e Monção e Melgaço lançaram a região dos vinhos verdes Alvarinho.

Reguengos de Monsaraz vai ser a Cidade Europeia do Vinho 2015, sucedendo a Jerez de La Frontera (Espanha), escolhida em 2014.

A decisão é da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, que de acordo com o calendário oficial do evento devia escolher, este ano, uma cidade portuguesa, tendo optado pela candidatura de Monsaraz, que apresentou como parceiros os municípios de Évora e de Elvas.

Havia mais duas propostas portuguesas ao título. Cantanhede, em parceria com as câmaras de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro, candidatou a região da Bairrada. Já Monção e Melgaço puseram a concurso a região dos vinhos verdes Alvarinho.

A favor da candidatura alentejana terá pesado a realização de iniciativas como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional de Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo e o estágio para jovens agricultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região.

No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 vão, ainda, ser organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheita de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas e jantares gastronómicos.

Numa reação à decisão da RECEVIN, a autarquia, presidida por José Calixto, considera a distinção "muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de toda a região, mas também para a divulgação turística do Alentejo".

 

Fonte: Expresso / Margarida Cardoso