Início\ Informação \ Notícias
O Dão não quer ser o "patinho feio" dos vinhos portugueses
A autarquia de Viseu está decidida em colocar o vinho Dão nas mesas. Este fim-de-semana há um salão dedicado aos vinhos de Inverno.

Depois da Festa das Vindimas de Setembro, onde participaram mais de oito mil pessoas, o município de Viseu promove este fim-de-semana o salão "Vinhos de Inverno".

Cinquenta agentes económicos dos sectores dos vinhos do Dão e agroalimentar vão exibir os seus produtos de sexta-feira a domingo, em Viseu, no "Vinhos de Inverno", organizado em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e com o apoio do Turismo do Centro.

Haverá vinhos de inverno? O vereador da autarquia e enólogo João Paulo Gouveia não tem dúvidas que sim. E dá alguns exemplos: "Alguns brancos mais estruturados, alguns tintos que podem ter alguma estrutura para acompanhamento da gastronomia de Inverno, isso faz com que tenhamos vinhos de Inverno. Já como vinhos de Primavera temos o Rosé e de Verão o branco".

No salão vai ser possível ganhar conhecimentos nos vinhos do Dão em apenas 60 minutos. "É possível pelo menos perceber algumas coisas que não se devem fazer e outras que o consumidor geral pode fazer melhor para tentar enquadrar ou para comprar melhor", assegura.

O "Vinhos de Inverno" terá 18 horas de provas vínicas, um espaço de venda de vinhos, animação musical, festas, cinema e conversas à volta do vinho

 

Fonte; Rádio Renascença / Liliana Carona