Início\ Informação \ Notícias
7ª Edição ADVID homenageia Michael Symington e atribui prémio a Investigadores da FCUP
A ADVID instituiu, desde 2007, um prémio anual para atrair investigadores de diversas áreas científicas para as especificidades técnicas, culturais e sociais da vitivinicultura da Região Demarcada do Douro

Em 2014 a partir de uma selecção de trabalhos feita pela Direcção da ADVID o Júri do Prémio decidiu atribuir o Prémio ADVID 2014 - Michael Symington, ao trabalho: "Different Phenolic Compounds Activate Distinct Human Bitter Taste Receptors"

Este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - FCUP (Victor Freitas, Susana Soares e Nuno Mateus) e do Instituto Alemão de Nutrição Humana (Susann Kohl, Sophie Thalmann e Wolfgang Meyerhof), tendo como objectivo o estudo dos compostos responsáveis pela sensação de amargor e adstringência, aspectos dos mais discutidos e complexos em enologia.

Em cada ano o prémio homenageia uma personalidade marcante no desenvolvimento da Região do Douro. Em 2014 homenageia o Sr. Michael Symington, nascido no Porto em 1925, uma das principais figuras da família Symington, a qual se dedica há várias gerações ao Vinho do Porto e à Região do Douro, sendo a maior empresa familiar do sector.

"Michael Symington mostrou sempre perseverança na defesa do Douro, dos seus vinhos e suas gentes, juntamente com a sua mulher Elizabeth receberam no Douro inúmeras visitas do ramo dos vinhos e jornalistas, levando o Douro a todas as partes do mundo", explica nota enviada às redacções.

O valor do Prémio é de 5.000€ e a cerimónia de atribuição decorrerá na Assembleia Geral da ADVID,em Abril de 2015.

 

 

Fonte: Revista de Vinhos