Início\ Informação \ Notícias
Mais de 3 mil vinhos à prova no Porto
Essência do Vinho reúne produtores nacionais e estrangeiros no Palácio da Bolsa

Na 12ª edição da Essência do Vinho, que acontece entre 26 de Fevereiro e 1 de Março, no Palácio da Bolsa, Porto, poderá provar mais de 3 mil vinhos nacionais e estrangeiros. A maior festa do vinho em Portugal propõe uma programação que inclui lançamentos de novas marcas, harmonizações com pratos de chefs estrela Michelin, provas comentadas e até concertos.

Os destaques do primeiro dia passam por uma prova - "Moscatéis de Sonho" - de vinhos com mais de 100 anos da Península de Setúbal, do Douro e da Madeira, incluindo o vencedor do prémio "Vinho do Ano 2014" (da revista Wine), o JMF Moscatel Superior 1911. Às 17h realiza-se o lançamento dos vinhos da família Vasques de Carvalho, que serão harmonizados com as propostas gastronómicas do chef estrela Michelin João Rodrigues (restaurante Feitoria, do hotel Altis Belém).

Uma hora mais tarde, o director técnico do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Bento Amaral, orienta a prova "Vinhos do Porto Branco Velhos".

Os vinhos de gelo do Canadá (elaborados a partir de uvas congeladas ainda na videira) estão também em destaque. Donald Ziraldo, co-fundador da Inniskillin Wines, vai combinar alguns desses vinhos com os que produz no Douro. O dia inaugural termina com uma prova comentada por Luís Costa (editor da Wine), acompanhada por um concerto em seis andamentos com o violonista Tomás Costa, que interpretará alguns compositores famosos.

Até 1 de Março haverá mais provas comentadas com vinhos raros do Alentejo, vinhos premium do Douro e vinhos emblemáticos da Madeira (Barbeito e Henriques & Henriques).

Quanto às harmonizações só estão convidados chefs com estrela Michelin. Pedro Lemos (restaurante Pedro Lemos, Porto) vai propor degustações com os vinhos do Dão da Quinta dos Carvalhais e Ricardo Costa (The Yeatman, Gaia) prepara combinações para os vinhos do projeto Vadio, da Bairrada.

Essência do Vinho
26/2-1/3
15h-20h (27/2 e 28/2 até 21h)
Preço: €20 (inclui copo Riedel Touriga Nacional e o acesso à prova livre de vinhos com os produtores representados)

 

Fonte: Sábado